Uma pesquisa inédita da ClearSale, em parceria com a Dynata, revelou que o Pix se consolidou como a funcionalidade bancária mais útil para 95% dos brasileiros. O levantamento, divulgado na primeira edição do Radar do Mercado Financeiro Brasileiro, analisou as expectativas e comportamentos dos consumidores diante da digitalização dos pagamentos e serviços financeiros.

O estudo também apontou que 47% dos entrevistados escolhem seu banco principal com base no recebimento de salário ou benefícios governamentais. Outros fatores decisivos são benefícios atrativos, como pontuação no cartão de crédito (41%) e taxas mais baixas (34%).
“A digitalização acelerada e o avanço das fintechs impõem novas demandas de inovação e segurança. Com este estudo, reforçamos nosso compromisso de apoiar as instituições financeiras na construção de um ambiente mais seguro e confiável para os clientes”, afirma Eduardo Mônaco, CEO da ClearSale.
Alvo de fraudes
A pesquisa revelou que 33% dos entrevistados já foram vítimas de fraude financeira. Os golpes mais comuns nos últimos 12 meses foram fraudes no cartão de crédito (27%), golpes via PIX (21%), clonagem de WhatsApp (10%) e falsa central telefônica (14%).
“É essencial investir em soluções antifraude e fortalecer a educação financeira dos clientes para que eles saibam identificar tentativas de golpe e adotem boas práticas de segurança”, destaca Mônaco.
Segurança e tecnologia são prioridades
Com a digitalização dos serviços bancários, 92% dos entrevistados afirmam priorizar segurança a rapidez em compras com cartão de crédito. Além disso, 50% dos usuários preferem receber notificações via aplicativo bancário como medida de segurança, enquanto apenas 16% confiam no WhatsApp para esse tipo de comunicação. Ligações telefônicas (13%), e-mails (12%) e SMS (9%) aparecem com menor adesão.
Os bancos tradicionais ainda lideram em número de contas (55%) e preferência como banco principal (62%), mas os bancos digitais seguem avançando, representando 45% das contas e 38% da preferência dos consumidores. A adesão crescente aos neobanks reflete a busca por soluções financeiras mais ágeis e inovadoras.
Novos desafios para o setor
Com a transformação digital do setor bancário, a segurança e a inovação se tornam fatores essenciais para conquistar a confiança dos clientes. “Este levantamento não apenas destaca tendências emergentes, mas também oferece uma visão estratégica para que as instituições financeiras se antecipem às mudanças do setor”, conclui Mônaco.
A pesquisa foi realizada com 600 pessoas, sendo a maioria mulheres (53%), com idade entre 30 e 49 anos (52%), e predominância na região Sudeste (34,2%).
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