Na última sexta-feira (2), o Banco Central informou que o período de testes do Pix por aproximação começa em novembro de 2024. A nova maneira de pagar deve ser implementada a partir de fevereiro de 2025 para toda a população.
A organização declara que “publicará ato normativo específico para dispor sobre as condições e limites para a realização da etapa de testes em produção prevista para novembro deste ano, com lançamento amplo da funcionalidade em fevereiro de 2025″.
O pix por aproximação deve funcionar através das carteiras virtuais – seguindo o mesmo modelo dos cartões de débito e crédito atualmente. Isso significa que os consumidores não precisarão abrir o aplicativo da instituição financeira para pagar.
Para os usuários, basta abrir a carteira virtual e aproximar o celular do aparelho de cobrança; com isso, o valor será automaticamente debitado dos valores em conta corrente.
Entretanto, para permitir a cobrança, será necessário que os clientes do banco se cadastrem no open finance – uma ferramenta que possibilita aos correntistas o compartilhamento de dados bancários e histórico de transações.
O Banco Central explica que para 99% das instituições de transações de iniciação de pagamentos, dentro do open finance, a participação nos testes a partir de novembro é mandatória. O cronograma dos testes ainda será definido.
No universo digital, as novas regras permitem que os consumidores se mantenham no ambiente das compras online e ainda realizem o pagamento por meio do sistema.
Implementação
Janaína Pimenta Attie, chefe de subunidade do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor), esclarece que após o cadastro em uma instituição (dentro do open finance) e a liberação das carteiras digitais os consumidores terão acesso a ambos os recursos.
Depois do primeiro passo do processo, em julho, as responsabilidades de cada instituição participante serão mais claras; além das informações sobre a obrigatoriedade da participação e detalhes sobre o fluxo de segurança na nova jornada.
“O que precisa ser testado é esse novo modelo, justamente para garantir uma experiência fluída para os clientes quando for lançado em fevereiro”, detalha Attie.
Para o desenvolvimento da nova funcionalidade, um dos pontos mais essenciais, segundo a servidora, é a criação de novos protocolos de comunicação entre as instituições. Por meio destes, será possível assegurar a segurança entre os processos – especialmente na identificação dos clientes.