Segundo um levantamento da Shopee, as compras via Pix dentro da plataforma em 2023 tiveram um crescimento de 60% em comparação com 2022 — mais de 50% das compras utilizaram esse método.
Um outro estudo comprova essa tendência apresentada pelo marketplace, e completa: até 2026, o Pix será responsável por 35% do valor de todas as transações no e-commerce no Brasil. Na Black Friday, inclusive, o meio de pagamento cresceu 1.400%, movimentando cerca de R$ 67 milhões.
Além disso, o marketplace informa que consumidores compraram mais de lojistas locais (mais de 90% das vendas da plataforma). Prova disso é que vendedores brasileiros tiveram um aumento de 30% nos pedidos e a seção Lojas Oficiais, dedicada a grandes marcas, vendeu cerca de 170% a mais do que no ano passado.
Os preferidos dos brasileiros em 2023
Ao olhar para os produtos mais populares entre os consumidores, os top 5 itens mais vendidos pela Shopee foram: fone de ouvido, smartphone, relógio inteligente, máquina de cortar cabelo e videogame.
No quesito buscas realizadas pelos usuários, a plataforma levantou as palavras que ficaram mais tempo entre as mais procuradas. Tênis e bota feminina estiveram entre as top 5 por mais de 100 dias.
Papete feminina e material escolar também foram recorrentes por 50 dias em média. Outro item que se destacou muito nas pesquisas foi o ventilador, que não apareceu no ranking de 2022 e figurou entre os 5 produtos mais buscados em 2023.