Logo E-Commerce Brasil

Pix: Shopee registra aumento de 60% nas compras feitas pela modalidade de pagamentos

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Segundo um levantamento da Shopee, as compras via Pix dentro da plataforma em 2023 tiveram um crescimento de 60% em comparação com 2022 — mais de 50% das compras utilizaram esse método.

Pix - Brasil - Banco Central
Na Black Friday, o pagamento via Pix cresceu 1.400%, movimentando cerca de R$ 67 milhões / (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Um outro estudo comprova essa tendência apresentada pelo marketplace, e completa: até 2026, o Pix será responsável por 35% do valor de todas as transações no e-commerce no Brasil. Na Black Friday, inclusive, o meio de pagamento cresceu 1.400%, movimentando cerca de R$ 67 milhões.

Além disso, o marketplace informa que consumidores compraram mais de lojistas locais (mais de 90% das vendas da plataforma). Prova disso é que vendedores brasileiros tiveram um aumento de 30% nos pedidos e a seção Lojas Oficiais, dedicada a grandes marcas, vendeu cerca de 170% a mais do que no ano passado.

Os preferidos dos brasileiros em 2023

Ao olhar para os produtos mais populares entre os consumidores, os top 5 itens mais vendidos pela Shopee foram: fone de ouvido, smartphone, relógio inteligente, máquina de cortar cabelo e videogame.

No quesito buscas realizadas pelos usuários, a plataforma levantou as palavras que ficaram mais tempo entre as mais procuradas. Tênis e bota feminina estiveram entre as top 5 por mais de 100 dias.

Papete feminina e material escolar também foram recorrentes por 50 dias em média. Outro item que se destacou muito nas pesquisas foi o ventilador, que não apareceu no ranking de 2022 e figurou entre os 5 produtos mais buscados em 2023.