Especialista da Nuvemshop traz as principais estratégias para o mercado online
De acordo com dados da Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina, as PMEs online brasileiras faturaram R$ 1,2 bilhão no terceiro trimestre de 2024, e as expectativas para os próximos anos são promissoras. Nesse cenário de oportunidades, o planejamento estratégico é essencial para os lojistas digitais impulsionarem suas vendas, otimizarem operações e se destacarem no mercado digital em 2025. Os empreendedores sabem da relevância dessa preparação e educação sobre o negócio: 69% desejam aprender mais sobre estratégias de e-commerce, de acordo com o NuvemCommerce, estudo anual realizado pela Nuvemshop sobre o e-commerce e o empreendedor brasileiro no ambiente digital.
Segundo Babi Tonhela, diretora de Estratégia de E-commerce na Nuvemshop, ter um plano bem definido para o ano que chega é essencial para que os empreendedores coloquem os esforços nas alavancas corretas a fim de gerar mais vendas. “O crescimento do e-commerce no Brasil vem acompanhado de desafios, como a alta concorrência, mudanças nas expectativas dos consumidores e a necessidade de inovação tecnológica, e estar preparado é importante, mesmo para aqueles que já estão em escala de crescimento”, explica a executiva.
Para ajudar os lojistas a descobrirem como realizar esse planejamento, além de entender as ferramentas para auxiliar na organização, a especialista Babi Tonhela separou algumas dicas. Confira abaixo:
1. Analise os resultados do ano que passou: é importante avaliar as métricas de vendas, conversões, retorno sobre investimento em marketing e feedback dos clientes. Esses dados são a base para identificar pontos fortes e áreas de melhoria.
2. Defina metas realistas: estabeleça objetivos claros, como aumento de receita, redução de custos logísticos ou expansão para novos mercados. Certifique-se de que as metas sejam mensuráveis e alcançáveis.
3. Invista em tecnologia: com o avanço da tecnologia, a inteligência artificial (IA) está transformando o setor de e-commerce, com ferramentas que recomendam produtos de forma personalizada ao cliente, otimizam preços em tempo real de acordo com as tendências do mercado e ofereçam realidade aumentada e virtual.
4. Prepare-se para datas comerciais: crie um calendário de promoções e campanhas alinhado às principais datas comerciais, como Black Friday, Dia do Consumidor e Natal, garantindo estoques e estratégias de marketing consistentes.
5. Priorize sempre a experiência do cliente: revise sua jornada de compra e otimize aspectos como usabilidade do site, formas de pagamento, entrega rápida e atendimento personalizado pós-venda.
Ferramentas para planejamento
Com o objetivo de potencializar as vendas dos empreendedores, independentemente do estágio do seu negócio, sejam eles pequenos lojistas até os que já faturam na casa dos milhões, a Nuvemshop Next, unidade de negócio da Nuvemshop focada em lojistas que faturam acima de 100 mil reais mensais e que buscam escalar seus negócios rapidamente, investiu na produção de materiais que apoiem a jornada do empreendedor.
O kit de planejamento de e-commerce é um material totalmente gratuito que inclui ebooks, templates, planilhas, além do calendário comercial para 2025, e pode ser conhecido detalhadamente no link.