Segundo um estudo da plataforma B2B do Alibaba, mais de dois terços das pequenas e médias empresas no Reino Unido (68%), Alemanha (68%) e França (78%) afirmam estar mais positivas em relação às oportunidades de crescimento do que no mesmo período do ano passado.
Ainda assim, os desafios para essa categoria de negócios continuam, principalmente por conta da inflação e dos problemas que afetam a cadeia de abastecimento na região.
Em Janeiro, a inflação no Reino Unido foi de 4%, inferior aos 11,1% no final de 2022 — mas o dobro da meta do Banco da Inglaterra, que era de 2%. Ainda dentro continente, a inflação alemã e francesa ronda os 3%.
Problemas de abastecimento
Um custo mais elevado do fornecimento de produtos pode prejudicar os lucros das pequenas empresas e as oscilações nos preços tornam mais difícil prever o crescimento. O reflexo disso resulta em praticamente metade das PMEs (47%) no Reino Unido — e 41% na Alemanha — considerando a inflação como a maior preocupação.
Ainda assim, 69% das PMEs europeias afirmam que encontrar novos fornecedores será a prioridade em 2024. Faz sentido, uma vez que 35% acreditam que problemas no abastecimento e sortimento de produtos são a maior ameaça aos negócios.
Para a pesquisadora, muitos dos entrevistados pretendem estabelecer novas relações comerciais e expandir as suas cadeias de abastecimento. Mais de dois terços (69%) das PMEs no Reino Unido planejam encontrar novos fornecedores no próximo ano — esse número sobe para 75% na França e 81% na Alemanha.
Feiras comerciais
Na Europa, as feiras comerciais são comuns para estabelecer novos relacionamentos com fornecedores. Para facilitar essa conexão, o Alibaba.com está hospedando uma campanha digital de um mês conectando compradores e vendedores de pequenas e médias empresas, chamada March Expo.
O formato permite que os compradores da plataforma naveguem por uma variedade de transmissões ao vivo e showrooms de realidade virtual para encontrar novas fábricas e linhas de produtos.
A pesquisa foi encomendada pela Alibaba.com e realizada em fevereiro pela Censuswide. Entrevistou 1.500 tomadores de decisão em empresas com menos de 150 funcionários sediadas nos três mercados.