Se a sua empresa deseja aperfeiçoar o relacionamento com seu público-alvo e ainda não investiu no RCS (Rich Communication Service), protocolo de mensageria desenvolvido pelo Google, então saiba que está perdendo uma tremenda oportunidade de destaque competitivo. Muitas organizações brasileiras já o implementaram com a conquista de grandes resultados, e é isso que a Pontaltech, empresa de tecnologia especializada em comunicação omnichannel, irá apresentar na sua participação no Fórum E-Commerce Brasil 2024, principal evento de e-commerce da América Latina que ocorrerá presencialmente no Distrito Anhembi, em São Paulo, do dia 30 de julho a primeiro de agosto.
Fundada em 2011, a Pontaltech é uma empresa de tecnologia especializada em comunicação omnichannel que ajuda outros empreendimentos a automatizarem e escalarem seus atendimentos com um portfólio composto por diversos canais digitais e de voz. Além de ser considerada como uma das principais parceiras das Operadoras brasileiras e do Google no Brasil, tornou-se, recentemente, membro do MEF (Mobile Ecosystem Forum), organização global sediada em Londres que atua como uma comunidade para empresas que operam dentro do ecossistema mobile.
Aos que ainda não se familiarizaram com este sistema de mensageria, o Google Messages RCS vem sendo uma das maiores apostas comunicacionais do mercado nos últimos anos por fornecer um conjunto de serviços muito mais robusto e completo do que outras ferramentas disponíveis no mercado. Nele, as empresas podem enviar para seus clientes um carrossel de texto, imagens, gifs e vídeos que tornam a experiência de comunicação muito mais interativa e personalizada.
Fora essa ampla gama de recursos que contribuem fortemente para estreitar as marcas de seus consumidores, seu alcance também é um ponto extremamente vantajoso de ser considerado. Isso porque, em breve, não apenas os aparelhos Android estarão aptos a receber essas mensagens. A Apple anunciou, recentemente, que sua nova atualização, o iOS 18, incluirá o sistema de mensageria para seus usuários, a partir dos iPhones XS e XS Max, aos 15, 15 Plus, Pro e Pro Max.
Hoje, segundo dados do próprio Google, o RCS já atingiu mais de um bilhão de usuários globais. Com a chegada da Apple, esse alcance deve chegar em torno de 80% a 85%, segundo dados da Pontaltech – passando a incluir um grupo seleto de pessoas com alto poder aquisitivo e fiéis aos smartphones da empresa. “Seu conjunto de funcionalidades é tão vantajoso que, inclusive, pode se tornar um potencial competidor do WhatsApp, justamente, por prover uma extensa gama de opções para o envio de mensagens de forma mais rica e segura entre as partes”, pontua Carlos Secron, CEO da Pontaltech.
Quem melhor pode falar sobre isso é a Casas Bahia, uma das maiores empresas nacionais que, após ter adotado o RCS em suas estratégias, obteve resultados excelentes em um teste A/B que fizeram utilizando este sistema aliado ao WhatsApp em uma campanha com foco no Carnê Digital na Black Friday, em 2023.
A taxa de mensagens entregues teve uma diferença significativa entre eles – com 60,37% no primeiro e 88,97% no segundo – mas, o ROI obtido foi completamente diferente entre as ações, com 397% no RCS contra 56% no WhatsApp. “Tivemos uma interação surpreendente em torno de 40% apenas com o RCS. Os resultados nos animaram ainda mais a aplicar mais testes nesta ferramenta para que possamos compreender qual público é mais aderente a se comunicar por ele e, com isso, estabelecer estratégias mais efetivas, que coloquem os desejos dos clientes no centro das nossas ações”, compartilhou Nadia Bagdanavicius, consultora do departamento de crédito digital do Grupo Casas Bahia.
Essa história de sucesso e muitas outras serão compartilhadas no evento, na expectativa de que cada vez mais empresas compreendam o quanto podem aperfeiçoar suas estratégias comunicacionais com o apoio do RCS, que já se destaca, hoje, como uma das melhores soluções do mercado para enriquecer esse relacionamento. “Estamos honrados com essa oportunidade de participar do Fórum ECBR 2024, onde levaremos nossa expertise como um dos principais parceiros do Google neste sistema para fomentar sua adesão pelo mercado brasileiro. Afinal, as empresas que ficarem para trás dessa tendência, certamente perderão uma enorme oportunidade de se diferenciarem em seu ramo”, finaliza Secron.