Quando a Black Friday chega ao fim não quer dizer que o trabalho dentro do e-commerce acabou. Pelo contrário, é a hora de aproveitar o pós-Black Friday para engajar os resultados das vendas até o Natal. No ano passado, as vendas dos clientes Linx, nesse período do ano, aumentaram 27% em relação a 2021 e um aumento de 51% no ticket médio.
O crescimento ocorreu pelos pedidos online com retirada em lojas físicas, que avançaram 33%, em 2022. Outro detalhe divulgado pela Linx foi que a cada 5 pedidos feitos durante a Black Friday do ano passado, esses eram feitos em lojas físicas. Dessa forma, os estoques tinham que estar organizados para atender as demandas do cliente na loja física e também para os que realizavam a compra online e com retirada presencial na loja.
Para este ano, os lojistas precisam aproveitar os dados cadastrais dos clientes no período da Black Friday para manter os clientes atualizados sobre os benefícios que a marca pode oferecer para ele após esse período. Além disso, o momento após a Black Friday é uma grande oportunidade de vendas para o Natal e final de ano.
Pensando nisso, a Link separou algumas dicas de como aproveitar o pós-Black Friday para fidelizar os clientes.
Dê atenção aos clientes
Quando o cliente sente que o lojista se importa com ele no pós-venda, isso pode promover a fidelização dele. Dessa forma, a marca precisa estar presente na vida do cliente, incentivar recomendações e indicações, e ainda solicitar feedbacks para melhorias.
Além disso, é uma grande oportunidade para estimular compras e reduzir custos de aquisição de novos clientes. Assim, o resultado será o crescimento de um e-commerce de forma sustentável.
Estenda as promoções
Se durante a Black Friday o lojista investiu em estoque e durante o período promocional ficou alguns produtos remanescentes, busque oferecer novos descontos pensando nas vendas do Natal. Dessa forma, o estoque da marca vai girar e liberar espaços para as novas mercadorias que estão para chegar.
Além disso, crie senso de urgência, aproveite a pós-Black Friday para oferecer descontos como “últimos dias” e também comunique a escassez do produto para incentivar o consumidor a comprar o mais rápido.
Realize cross-selling
Uma boa estratégia de pós-Black Friday é usar a técnica de cross-selling, onde o lojista oferece produtos complementares ao que o consumidor já comprou. Após o data mais aguardada do comércio passar, é importante investir nessa estratégia para aumentar as chances de vendas, desenvolver o sentimento de satisfação no cliente e proporcionar a experiência de atendimento de forma única e personalizada.
Ofereça promoções exclusivas
Uma oportunidade que pode ser aproveitada na pós-Black Friday é a oferta de promoções exclusivas para cada tipo de cliente. Através dessa estratégia, que pode ser feita por meio de e-mail marketing ou mensagem diretas, pode engajar os clientes a comprarem mais, pois ele vai sentir que é exclusivo para a marca e vai entender que aquela promoção enviada é vantajosa.
Mas, para aproveitar essas chances de aumentar o faturamento das vendas no pós-Black Friday é importante contar com uma ferramenta que vai te ajudar a vender 24h por dia e em todos os dias da semana. A Linx Chat Commerce é a solução perfeita para melhorar a experiência do cliente na loja virtual.
Com os recursos da inteligência artificial, o Linx Chat Commerce consegue integrar os canais de conversação, como o WhatsApp, com o e-commerce para fornecer toda assistência ao cliente durante a jornada de compra.
Quer saber como a Linx Chat Commerce pode ajudar a vender mais pós Black Friday? Entre em contato com o time e veja as funcionalidades da ferramenta.