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Prime Day da Amazon registra aumento de 100% no tráfego do site em comparação à edição do ano passado

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

De acordo com dados fornecidos pela própria Amazon, esta foi a maior edição do Prime Day, data de promoções exclusiva para clientes Prime realizada anualmente pela companhia. 

Esteira no centro de distribuição da Amazon com pacotes seguindo para entrega
(Foto: Divulgação)

Tradicionalmente, o Prime Day ocorre nos dias 11 e 12 de julho, mas diversas promoções foram antecipadas pelo marketplace este ano para auxiliar nas buscas e jornada de compra dos consumidores. 

Os dados consolidados das vendas dos dias 11 e 12 mostram que, globalmente, mais de 375 milhões de itens foram comprados. Com as ofertas, mais de US$ 2,5 bilhões foram economizados por clientes do mundo inteiro. 

No Brasil, o dia 11 de julho foi a maior data de vendas da Amazon até hoje. A companhia informou ainda que o Prime Day cresceu 50% em comparação ao ano passado, registrando aumento de 100% no tráfego do site durante os dois dias de evento. 

O pico de visualizações foi de 3 milhões por minuto na Amazon brasileira. 

Visita ao QG da Amazon no Brasil 

No dia 12, a Amazon apresentou exclusivamente como funciona a operação e preparo do Prime Day com um time de especialistas por trás da execução do evento. 

Durante a imersão, os executivos puderam apresentar em detalhes algumas das etapas que fazem parte da construção de um evento como Prime Day, envolvendo a parte tecnológica e a aplicação das diretrizes globais da empresa no contexto brasileiro. 

A equipe técnica mostrou que os picos de venda começam na virada do dia 10 para o dia 11, com consumidores que viram a noite ou se preparam para fechar seus carrinhos compra com a troca oficial dos preços. 

Um dos pontos fortes de acesso neste período foi o aplicativo (na dianteira com relação aos acessos e compras), seguidos pelo desktop e os acessos pelo navegador em dispositivos móveis. 

Tecnologia global com adaptação local

Ana Afonso, gerente sênior em desenvolvimento de software para a Amazon.com na América Latina, do time in tech Latam da Amazon, explicou que a empresa hoje conta com desenvolvedores em diversas partes do mundo, entre elas Brasil, México, Canadá e Estados Unidos focados em gerar suporte para as operações. Uma das premissas de ter times em diferentes países é conseguir resolver problemas locais com uma escala global, que vão desde ajustes finos no aplicativo até sistemas proprietários para organizar os armazéns de distribuição de produtos. 

A executiva frisa ainda que tudo o que é desenvolvido pela Amazon no Brasil para atender especificidades do mercado nacional vira padrão de qualidade da Amazon mundialmente: “Apesar de ser local — e todos os times têm essa visão — precisa estar disponível globalmente”.

Felipe Pedrini, também gerente sênior em desenvolvimento de software para a Amazon.com na América Latina, explicou que por uma ótica de operação, “o que chamamos de Prime Day são mais 6 mil pessoas com foco no aumento de acessos para que a experiência de todos os usuários seja a mais linear possível. Não sentamos ontem para que ele estivesse disponível hoje, estamos preparando o site há anos”. 

Além do aparato tecnológico, a Amazon contou com 4 mil colaboradores temporários a mais nos centros de distribuição. 

Por fim, William Giotto, líder de Data Science & ML da Amazon, comentou que “a Amazon é o sonho de qualquer cientista de dados, mesmo durante a época do Prime Day, que pode ser um pouco assustadora, mas é aí que mora a diversão de atuar nessa área”.

O executivo entende que hoje é difícil pensar em qualquer processo da companhia que não use o machine learning. Complementando a fala da Ana, o executivo entende que existe uma adaptação da tecnologia global recebida pelas filiais locais para se adaptar aos diversos tipos de consumidores. 

Atualmente, seria humanamente impossível manter o ritmo de atualização e checagem que os sistemas do marketplace realizam sem o aparato tecnológico fornecido pelos sistemas desenvolvidos pela companhia. De maneira constante, a Amazon revisa automaticamente tudo o que envolve a descrição e publicação de produtos na plataforma para uma varredura de qualidade do catálogo, já sugerindo aos lojistas melhorias e correções. 

Giotto afirma que ao lado da tecnologia há sim o acompanhamento humano de perto, mas para aprimorá-la. Uma das premissas da empresa neste processo se chama human on the loop, ou seja, a presença humana em alguma automatização para a conferência. 

Mais vendidos do Prime Day

A companhia compartilhou ainda os produtos mais vendidos por unidade e também os mais vendidos do site por categoria. Confira:

Top 10 por unidades vendidas:
#1 – Echo Pop
#2 – Echo Dot 5a geração
#3 – Omo
#4 – Cerveja Corona
#5 – Aperitivo Bitter Campari
#6 – Fire Stick TV
#7 – Amaciante Concentrado Comfort Frescor Intenso
#8 – All New Kindle Paperwhite 2022
#9 – Whey Zero Lactose Sabor Cacau Piracanjuba
#10 – Café Torrado e Moído Baggio

Lista de best sellers:
Devices – Novo Echo Dot 5ª geração
Hardlines – PlayStation®5 + God of War Ragnarök
Electronics – Apple iPhone 14 (128 GB) – Cinza-Escuro
Consumables – OMO Lava-Roupas Lavagem Perfeita 4 kg
Books – É assim que começa (Vol. 2 É assim que acaba)
Softlines (Marketplace) – Mala De Bordo Rígida 4 Rodinhas 360º