Uma nova edição da pesquisa “Pessoa Idosa x Mercado de Consumo: Percepção do Consumidor 2025”, realizada pelo Procon-SP, revela que 51% dos consumidores 60+ ainda enfrentam barreiras para acessar serviços e produtos oferecidos apenas por aplicativos. Apesar de 92% dos participantes afirmarem ter acesso à internet e aplicativos, o estudo aponta que as ferramentas digitais ainda não são totalmente amigáveis para este público.

Realizada entre 1º e 31 de agosto de 2025, a pesquisa entrevistou 723 consumidores com mais de 60 anos em postos do Procon-SP, Núcleos de Convivência do Idoso e pelo site oficial.
Inclusão digital cresce aos poucos
O levantamento mostra que a proporção de idosos conectados se manteve praticamente estável em relação a 2024 (91%). No entanto, as dificuldades aumentam conforme a idade avança e a escolaridade diminui, indicando falhas no conceito de aplicativos “intuitivos”.
“Ferramentas mais simples e inclusivas podem ampliar a autonomia e fortalecer as vendas voltadas a esse grupo, que consome e cresce rapidamente”, afirma Elaine da Cruz, Diretora de Estudos e Pesquisas do Procon-SP.
Principais desafios relatados
- 51% dos entrevistados não conseguiram realizar compras ou contratar serviços em empresas que só operam por app;
- 74% recebem ofertas pelas redes sociais ou telefone; destes, apenas 27% costumam efetivar a compra;
- 67% dos que compraram relataram problemas como empresas fantasmas, atrasos ou não entrega de produtos e descumprimento de preços anunciados;
No entanto, mesmo diante das dificuldades, a maioria busca resolver: 89% notificaram SACs, Ouvidorias ou recorreram a órgãos como Procons e Justiça ao enfrentar problemas.
Golpes preocupam
Entre os entrevistados, 81% são aposentados ou pensionistas. Desses:
- 27% já tiveram descontos não autorizados feitos por entidades associativas em benefícios do INSS;
- 21% sofreram débitos relacionados a empréstimos consignados não contratados — problema já apontado na edição de 2024.
Comparação com 2024
A primeira versão da pesquisa já havia identificado falhas semelhantes, como a dificuldade de uso de aplicativos e descontos indevidos em benefícios. A repetição dos resultados reforça a necessidade de investimentos das empresas em plataformas mais seguras, simples e acessíveis para consumidores idosos.