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Beleza: 53,7% dos brasileiros gastam entre R$151 e R$350 por mês em produtos de beleza

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Pilar da economia brasileira, o setor de beleza tem se consolidado cada vez mais como um segmento em franca ascenção no país. De acordo com uma pesquisa realizada pela Koin, 53,7% dos brasileiros investem entre R$150 e R$350 por mês em produtos de beleza.

Ao analisar os dados do Sebrae, o segmento de beleza já representa 4% do PIB nacional, se consolidando como um dos maiores do mundo. Para a McKinsey, até 2027, ele alcançará US$580 bilhões em faturamento.

Interessante saber que, em 2023, a indústria de beleza cresceu 13%, captando mais de R$3 bilhões. O segmento com maior relevância, superando a marca de R$2 bilhões, foi o de fragrâncias, que fechou o ano com um crescimento de 7%.

Preferências de consumo

Perfumes e desodorantes, segundo a Koin, são os itens mais populares, com 74,6% de preferência entre os consumidores. Produtos para cabelo vêm em seguida, sendo escolhidos por 59,5% dos entrevistados, seguidos por maquiagem (25,7%). 

Produtos de skincare também têm alta representatividade, com 24,9% de preferência, enquanto itens para unhas e cutículas são escolhidos por 13% dos consumidores.

Gastos mensais

A pesquisa detalhou os valores que os brasileiros estão dispostos a gastar em produtos de beleza:

  • 30,9% dos consumidores gastam entre R$151 e R$200,
  • 22,8% gastam entre R$251 e R$350,
  • 27,5% desembolsam entre R$51 e R$150,
  • 6% investem entre R$500 e R$1.000,
  • 2% gastam acima de R$1.000 mensalmente.

Formas de pagamento

Quando se trata de pagamento, 62,1% dos consumidores preferem parcelar suas compras, enquanto 37,9% pagam à vista. Dos que optam por parcelar, 32,7% dividem em até duas vezes, 19,7% pagam em até cinco vezes, e 9,8% preferem parcelas superiores a cinco vezes.

O Pix está ganhando popularidade entre os métodos de pagamento. A versão original do Pix é escolhida por 14,2% dos consumidores, enquanto o Pix parcelado é a preferência de 9,2%.