Brasil e América do Norte estão vivenciando um crescimento exponencial de programas de fidelidade. A informação parte de um relatório divulgado pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF) e pela The Loyalty Report.
De acordo com os dados, os brasileiros estão cada vez mais engajados em programas de fidelidade. Isso porque o país registrou um crescimento de 9,5% nos cadastros no primeiro semestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior.
“O consumidor brasileiro está mais engajado do que nunca em programas de fidelidade, buscando não apenas benefícios quantitativos e que lhes tragam economias no seu dia a dia, mas também experiências que agreguem valor real ao seu relacionamento com as marcas”, disse Miguel Goes, sócio da agência de soluções de fidelização MM12.
Programas de fidelidade no Brasil em 2023
Segundo a ABEMF, o Brasil atingiu a marca de 306,3 milhões de cadastros em programas de fidelidade nos primeiros seis meses de 2023. Em 2022, apenas as companhias filiadas à ABEMF movimentaram mais de R$ 9,5 bilhões, emitindo mais de 509 bilhões de pontos/milhas em compras do varejo, em companhias aéreas e cartões de crédito.
Não é novidade que os programas de fidelidade têm conquistado o público e atraído compradores. Afinal, 63,7% dos brasileiros que compram marcas sem levar em conta o preço também disseram que são mais fiéis às empresas que têm um programa de fidelidade. Já entre o público em geral, a porcentagem foi de 46,9%.
Mercado da América do Norte
Nos Estados Unidos e no Canadá há uma aceleração do ritmo de crescimento nos esforços para reter e expandir clientes fiéis, conforme relata a pesquisa realizada pela The Loyalty Report. Nos EUA, os consumidores são membros ativos em uma média de 18 programas, participando em 50% deles, indicando um cenário onde a competição pelas interações do consumidor atingiu patamares sem precedentes.