A Just Eat Takeaway.com fechou um acordo para vender sua participação de 33% na joint venture latino-americana iFood para a Prosus por até 1,8 bilhão de euros (US$ 1,8 bilhão).
Leia também: Tencent planeja vender fatia na Meituan por até US$ 24 bi, diz Reuters
O acordo cumpre uma promessa feita a investidores e vai reforçar o balanço da Just Eat, embora a um preço abaixo de uma oferta anterior pelas ações.
A empresa havia dito no ano passado que uma oferta de 2,3 bilhões de euros por sua fatia no iFood era inadequada.
As ações da Just Eat chegaram a subir 29% em Londres nesta sexta-feira, para 1.808 pence cada. Os papéis acumulavam baixa de 66% este ano até o fechamento na quinta-feira.
“Um ano depois, e aceitou uma redução significativa”, escreveu o analista da Jefferies, Giles Thorne, em relatório. “Embora provavelmente preferisse manter a participação, os benefícios de ‘finanças corporativas’ da venda eram obviamente grandes demais para serem ignorados.”
Desaceleração das entregas de comidas
Lockdowns da pandemia impulsionaram pedidos para empresas de entrega de comida, mas agora o setor enfrenta uma desaceleração do crescimento em meio ao alívio das restrições. Essas empresas têm sido desafiadas pela aceleração da inflação que impacta consumidores e pelo menor apetite de investidores por companhias de tecnologia no prejuízo.
Leia também: Estudo Consumer Life, da GfK, mostra como empresas podem se conectar com o consumidor brasileiro
Vale destacar que a Prosus estava em negociações para aumentar sua fatia no iFood desde 2020. Com a transação anunciada hoje, a empresa assumirá o controle total da empresa de delivery brasileira.
A Prosus pagará 1,5 bilhão de euros em dinheiro quando o negócio for fechado. E, segundo a Just Eat, até 300 milhões de euros adicionais serão desembolsados nos próximos 12 meses a depender do desempenho da empresa. A expectativa é que o acordo seja concluído no quarto trimestre.
Venda para pagar dívidas
De acordo com a Just Eat, os recursos da venda serão utilizados para fortalecer seu balanço patrimonial, assim como para pagar dívidas. A empresa ainda diz que busca uma venda parcial ou total de sua controlada Grubhub.
O grupo de Amsterdã busca maneiras de enfrentar a desaceleração dos pedidos que atinge o setor de entregas este ano.
Alguns números do iFood
Com a aquisição total do iFood, a Prosus agora terá alguns números para trabalhar. O iFood informa reunir atualmente 330 mil estabelecimentos parceiros (entre restaurantes e mercados); 200 mil entregadores; mais de 40 milhões de consumidores; em um total de 70 milhões de pedidos por mês, espalhados em 1.700 municípios brasileiros.
Fonte: Money Times
Leia também: Demora de resposta é fator determinante para brasileiro abandonar compra online, mostra estudo