A logística é uma das áreas mais importantes para o e-commerce e, no Brasil, uma das mais desafiadoras. A pandemia acelerou ainda mais o processo digital das transportadoras, ainda mais com o cliente cada vez mais conectado. “A necessidade mudou e, a qualquer momento, temos clientes interagindo com a marca e produto, gerando valor ou não, pois, dependendo do tipo de atendimento, pode ser um risco à marca”, explica Ronaldo Gilz, head de experiência do cliente da Total Express.
O executivo participou do Big Solutions — Customer Experience, nesta quarta-feira (24). Segundo ele, o cliente 100% conectado precisa ter acesso a informações em qualquer canal que ele queira acessar, em especial as formas de autoatendimento.
“A informação tem que ser acessível, com atualização de status e rastreio online. Outro ponto é que o cliente prefere ter autonomia para a tomada de decisão com possibilidades de re-entrega de pedidos, alteração de endereço após a compra, retirada em locais alternativos, solicitação de prioridades e solução rápida dos problemas”, enumera Gilz.
Logística e canais de atendimento
Apesar da transformação digital, os canais tradicionais não irão acabar, de acordo com o especialista, mas deverão ser combinados com outros serviços. “Email e telefone são importantes porque alguns clientes preferem esses canais”. Outra dica de Gilz é praticar o cliente oculto e pesquisa de satisfação NPS ou CSAT para avaliar a qualidade do atendimento.
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O E-Commerce Big Solutions – Customer Experience é um evento online promovido pelo E-Commerce Brasil em parceria com seus mantenedores. São 48 palestras divididas em três dias. Ainda dá tempo de se inscrever pelo link.
https://www.slideshare.net/ecommercebrasil/big-solutions-cx-a-presena-digital-e-o-protagonismo-do-consumidor-na-logstica-do-ecommerce