Em parceria com a Kantar, o IAB Brasil apresentou o Digital AdSpend do 1º semestre deste ano, estudo que analisa os investimentos em mídia digital no Brasil e traz os dados deste período. De janeiro a junho de 2023, a publicidade digital registrou um crescimento de 11% em relação ao mesmo período do ano passado, movimentando R$ 16,4 bilhões no mercado brasileiro.
Este crescimento foi alavancado pelos pequenos e médios anunciantes, que aumentaram em 13% seus investimentos e representaram 75% no share de crescimento do investimento em publicidade digital no primeiro semestre de 2023 — em comparação ao mesmo período do ano anterior. Já os top 50 anunciantes investiram 8% mais em relação ao mesmo período no ano anterior, sendo responsáveis por 25% do share de crescimento.
Tipos de publicidade
Segundo o relatório, 76% do total investido em publicidade digital no primeiro semestre foram destinados aos dispositivos móveis, enquanto o desktop recebeu 24% do aporte total. Sobre os canais, mais da metade (55%) do investimento foi direcionado às plataformas de redes sociais, seguido por:
– search (30%);
– publishers e verticais (15%).
Em relação aos formatos ficou assim:
– 37% foram direcionados para vídeo;
– 33% para display (formatos estáticos e animados como banners, ads, posts, gifs etc.); e 30% para search (sites de busca).
Compras de anúncios e expectativas
O Digital AdSpend da primeira metade deste ano também apontou para o aumento da compra de anúncios via agências de publicidade, que cresceu 15% no período, em comparação com o primeiro semestre de 2022.
Este tipo de investimento representou 67% do total no período, enquanto o aporte realizado diretamente pelos anunciantes ficou em 33%. A compra feita pelos anunciantes diretos registrou alta de 5% no primeiro semestre de 2023.
Em relação às expectativas de investimento para o ano, 83% dos anunciantes afirmaram que pretendem manter ou aumentar em comparação a 2022. Inclusive, o destaque das expectativas de crescimento em investimentos foi o online vídeo: 67% dos anunciantes sustentam que devem investir mais neste formato ainda neste ano.
Destaques setoriais
Cinco setores concentram atualmente mais de 60% do investimento em publicidade digital:
– comércio (27,18%);
– serviços (13,35%);
– mídia (7,81%);
– eletrônicos e informática (5,96%);
– e financeiro e securitário (5,94%).
Outros 22 setores compõem 40% do aporte total. São eles:
– higiene pessoal e beleza;
– educação;
– cultura;
– lazer;
– esporte e turismo;
– alimentos;
– automotivo;
– bebidas;
– telecomunicações;
– vestuário e acessórios;
– farmacêutico;
– administração pública e social;
– saúde;
– imobiliário;
– higiene doméstica;
– construção e acabamento;
– minas e energia;
– casa e decoração;
– bens e serviços industriais;
– agropecuária;
– pet;
– escritório e papelaria;
– jogos e apostas;
– e brinquedos.
Publicidade pós-pandemia
Com o fim das restrições da pandemia de Covid-19, setores ligados à vida fora de casa apresentaram o maior crescimento, como:
– beleza (+113%);
– automotivo (+104%);
– bebidas (+54%);
– vestuário (37%);
– e alimentos (+35%). ]
Em relação ao share de investimento, nove setores econômicos destinaram mais de 50% das verbas de mídia para o digital. São eles:
– vestuário (78%);
– eletros e informática (76%);
– agropecuária (67%);
– industrial (65%);
– pet (60%);
– comércio (59%);
– serviços (56%);
– escritório (56%);
– e educação (55%).
Mercados abaixo de 30%
Por outro lado, setores que dedicaram menos de 30% de suas verbas totais de mídia em digital podem representar maior potencial de crescimento futuro. No primeiro semestre de 2023, destaque para:
– minas e energia (28%);
– construção (26%);
– telecomunicações (23%);
– saúde (20%);
– higiene doméstica (16%);
– farmacêutico (15%);
– administração pública (15%);
– e jogos e apostas (7%).
Clique aqui para acessar o estudo completo Digital AdSpend do 1º semestre de 2023.