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Queda de 6,4% nas vendas do varejo é resultado do  apagão de quatro dias em São Paulo

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

O apagão,  que tomou a cidade de São Paulo de sexta-feira (3) a terça-feira (7), provocou uma queda de 6,4% no faturamento do varejo, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). 

Prateleira de supermercado
Imagem: reprodução

De acordo com a Enel, distribuidora de energia elétrica, a falta de energia atingiu 2,1 milhões de casas na região metropolitana de São Paulo. Ainda na terça-feira, 200 mil comércios e residências continuavam sem luz. 

Antes da queda elétrica, o varejo apresentava um desempenho 14% superior em comparação a mesma sexta-feira do ano passado. Depois do blecaute, a queda registrada foi de 12,5%; porém o saldo se manteve positivo (2,1%). 

O evento prejudicou especialmente o sábado, uma data tradicionalmente forte para as vendas.

Carlos Alves, vice-presidente de tecnologia e negócios da Cielo, afirma: “o apagão foi um evento que trouxe impacto significativo para o comércio paulistano. Prejudicou as vendas de sexta a terça e atingiu diferentes setores”.

Bares e restaurantes foram os segmentos mais afetados pelo apagão, tendo uma queda de 13,7% no faturamento. Na sequência, drogarias e farmácias (-10,9%), vestuário (-9,4%) e móveis, eletro e depto. (-9,0%). Apresentando a menor retração, de 0,4%, estão os supermercados e hipermercados.

A situação foi normalizada aos poucos, porém efeitos ainda foram sentidos no domingo (-7,0%), na segunda-feira (-6,8%) e na terça-feira (-5,5%).