Amazon, Walmart e TikTok Shop são os três principais marketplaces para marcas dos EUA. No entanto, se Temu e TikTok atingirem suas metas este ano, eles ultrapassarão o Walmart no ranking de marketplace.
Vamos saber como anda cada um deles, de acordo com relatório publicado pelo site americano Marketplace Pulse.
Amazon
A Amazon é o maior marketplace dos EUA, vendendo três vezes mais do que o resto combinado. De acordo com as projeções da eMarketer, ela atingirá US$ 325 bilhões em vendas este ano. Essas são vendas 3P e não incluem vendas 1P. Com as vendas próprias incluídas, a Amazon é provavelmente o maior varejista online e offline dos EUA.
Temu
A Temu estabeleceu uma meta de vendas de US$ 60 bilhões para este ano. Os EUA serão responsáveis por 40% disso. Embora inicialmente vendesse apenas nos EUA quando foi lançada em setembro de 2022, agora provavelmente obtém mais volume de vendas na Europa. Ela está crescendo rapidamente além disso com sellers com estoque em centros de distribui , mas todos eles ainda estão sediados na China.
Tik Tok Shop
O TikTok pretende aumentar o tamanho do seu negócio de comércio eletrônico TikTok Shop US para até US$ 17,5 bilhões este ano, seu primeiro ano completo, como a Bloomberg relatou. Isso tudo vem da sua disposição de promover agressivamente conteúdo de compras e lives commerce. Já para alsguuns sellers na plataforma sugerem que o TikTok Shop já superou o Walmart para alguns em volume de vendas.
eBay
O eBay fará US$ 35 bilhões em vendas este ano. Isso é quase o mesmo que seu GMV nos EUA em 2022 e 2023, já que o eBay não mostra crescimento há anos. Ele continua sendo um player significativo no mercado, mas agora está focado no que chama de “entusiastas” e, portanto, não é um canal importante para a maioria das marcas fora das vendas de outlet.
Walmart
O Walmart é um marketplace de US$ 10 bilhões, de acordo com estimativas. O Walmart fará mais de US$ 100 bilhões em vendas de comércio eletrônico nos EUA este ano, após ultrapassar esse número globalmente em 2023, mas a maior parte disso vem das suas vendas no varejo, geralmente realizadas em lojas . O eMarketer relata que as vendas 3P do Walmart chegarão a US$ 10,37 bilhões este ano. Comparado à Amazon, onde o marketplace representa mais de 60% do GMV total, é, na melhor das hipóteses, 10% no Walmart. Mas, como na Amazon, o marketplace está crescendo mais rápido do que as vendas 1P do Walmart.
Fora do varejo offline e direto ao consumidor (DTC), existem apenas cinco canais (todos marketplaces) com faturamento acima de US$ 10 bilhões. A Amazon é a maior, o Walmart é o segundo e o TikTok está rapidamente se tornando o canal de comércio social dominante.
O eBay voltou a se concentrar em sua missão original de revenda, e o Temu é exclusivamente para sellers chineses; nenhum dos dois é um canal promissor para marcas dos EUA. Todo o resto é muito pequeno (como o Target) ou muito nicho (como o Etsy), exceto marketplaces especializados que se encaixam na marca e podem superar os outros.