Ainda previsto para 2024, o desenvolvimento do real digital ganha corpo gradativamente e será testado, juntamente com o real tokenizado, a partir de setembro. A informação foi divulgada pelo Banco Central (BC) na 1ª edição do Fórum Real Digital.
De acordo com a autarquia federal, o teste está atrelado à acomodação das instituições com a infraestrutura do CBDC (Moeda Digital do Banco Central, na tradução da sigla em inglês). O primeiro contato deve acontecer em agosto para familiarizar os participantes com a plataforma e facilitar o início com as moedas digitais.
As próximas plenárias do Fórum Real Digital acontecem em agosto e outubro deste ano.
Ritmo bom
De acordo com Fabio Araujo, coordenador do projeto do real digital no BC, apesar da aplicação à população ser projetada para 2024, um bom andamento da atual fase do CBDC pode antecipar essa manobra.
“A depender da maturidade atingida pelo projeto, podemos testar algo com a população no final de 2023. Acredito que o real digital vai promover uma revolução no Sistema Financeiro Nacional (SFN)”, aponta.
O teste do token dos títulos públicos segue a previsão do BC para começo em fevereiro do próximo ano.
Até o momento, o processo de instauração e teste de real digital e real tokenizado contam com 14 consórcios. Nestes, estão incluídos bancos, empresas de pagamento e do universo criptoativos, entre outras instituições.
Com informações do UOL.