default
Publicidade: default

Redes sociais: Amazon e Mercado Livre dominam menções durante Black Friday

default
Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

A Amazon e o Mercado Livre foram as marcas mais mencionadas em postagens relacionadas à Black Friday nas redes sociais, conforme análise da Latam Intersect Intelligence, baseada no Share of Find e conduzida com a tecnologia Delta Analytics.

default
Imagem: reprodução

A Amazon liderou em menções no Facebook (43,6%), TikTok (50,85%) e X/Twitter (70,2%). Já o Mercado Livre se destacou como a segunda marca mais mencionada nessas plataformas, registrando 37,8% no Facebook, 28,5% no TikTok e 16,2% no X/Twitter.

No Instagram, o cenário foi diferente: o Mercado Livre assumiu a liderança, com 43,4% das menções, enquanto a Amazon ficou em segundo lugar, com 40,5%. Ambas as marcas se destacaram significativamente em comparação às concorrentes.

Marcas como Shein tiveram menor participação nas conversas sobre a Black Friday. A Shein foi a menos citada em três das quatro plataformas analisadas, com apenas 1,01% no Facebook, 0,64% no Instagram e 0,36% no TikTok. 

No X/Twitter, o menor volume de menções foi da Magazine Luiza, com apenas 0,2%.

Segundo Roger Darashah, diretor da Latam Intersect PR, “a liderança da Amazon e do Mercado Livre nas redes sociais durante a Black Friday demonstra não apenas a relevância dessas marcas no cenário do e-commerce, mas também a importância de entender e se conectar com as preferências do público em cada plataforma. As redes sociais se tornaram um campo de batalha importante para as grandes varejistas, que estão cada vez mais adaptadas às demandas do consumidor moderno”.

Publicidade: default