Com a evolução do mercado online, é possível observar algumas diferentes tendências da publicidade digital. Os canais que as marcas concentram seus esforços, e os consumidores sua atenção, mudam, conforme o comportamento online também evolui. A primeira onda da publicidade digital, foi liderada pelas redes de pesquisa como Google, posteriormente tivemos a segunda onda ranqueadapelas redes sociais, com forte domínio do Facebook. Nos dias atuais, a terceira onda da publicidade digital é chamada de Retail Media.
O Retail Media é a terceira e maior onda da publicidade digital, que permite a compra de espaços publicitários dentro dos maiores retentores de tráfego (são os grandes varejistas como Mercado Livre, Amazon, Shopee, Magalu, Americanas, entre outros). Estes canais já são declaradamente conhecidos como destino de compras dos consumidores, seja pelas amplas opções de compra de um mesmo produto ou marca, ou pela facilidade na hora de finalizar a compra, além do modelo fulfillment que possibilita a entrega imediata (em alguns casos).
A pesquisa realizada em 2022 pela EMarketer aponta que o Retail Media alcançou impressionantes US$30 Bilhões de dólares em apenas 5 anos, isto é, duas vezes mais rápido do que Social Media e quase três em relação à Search. Pensando em uma sociedade imediatista, os grandes varejistas online se tornam os meios preferidos dos consumidores para realizarem suas pesquisas e compras de forma prática e rápida.
Para as marcas, é essencial que se posicionem de forma assertiva dentro desses espaços publicitários a fim de que a interação com o consumidor gere valor no momento da sua jornada atual. O que muitos ainda não sabem, é que o Retail Media permite não apenas promover o escalonamento das vendas, como também impulsionam o reconhecimento de marca.
O estudo realizado pela Kantar no ano passado (uma das maiores empresas de pesquisas de dados e percepções e recomendações no ponto de vista do consumidor), mostra que a mídia, dentro do varejo online, tem uma eficiência maior para construção de marca que outros canais digitais. Isso é corroborado tanto pela assertividade que os dados first party data destes canais possuem, em que sabemos exatamente o que os usuários buscam, preferem e compram, como também pelo momento da jornada do usuário. Quando o consumidor está navegando dentro de um varejista online, ele já tem uma intenção de compra maior, consequentemente está mais adepto a receber uma publicidade e aderir de forma mais positiva ao anúncio.
De acordo o Mercado Livre International Data, a oportunidade para as marcas neste cenário está também na forma como o usuário realiza sua busca, a qual, em 80% dos casos ocorre de forma unbranded, ou seja, sem o termo de marca atrelado. Com isso, desenvolver a visibilidade da marca desde o momento da descoberta do usuário até o momento em que ele de fato irá realizar a escolha de compra, incentiva a construção do awareness no digital e conversão simultaneamente.Em jornada de decisão não linear, se fazer presente nestes canais com a estratégia certa é fundamental para elevar os resultados da marca para outro patamar.
No Fórum E-Commerce Brasil 2023, maior evento de e-commerce da América Latina, que ocorrerá nos dias 25, 26 e 27 de Julho, o assunto Retail Media ganha força, afinal, teremos palcos exclusivos para aprofundar o conhecimento desta nova tendência e a Enext está com a presença garantida para auxiliar as marcas a entenderem um pouco mais dessa ampla oportunidade da terceira onda da publicidade digital.
A Enext compartilha sua colaboração estratégica com o Mercado Ads, o maior marketplace da América Latina. Juntos, trarão uma proposta inovadora para o evento, demonstrando ao vivo e na prática as possibilidades oferecidas pelo Retail Media, destacando as vantagens e oportunidades de anunciar de forma direcionada e eficaz para um público altamente engajado.
Durante o evento, os participantes poderão presenciar em primeira mão como a colaboração está transformando a maneira como as marcas interagem com os consumidores, impulsionando o reconhecimento da marca e aumentando as vendas. Aos participantes do evento, fica o convite para visitar o estande da Enext e descobrir como a sua marca pode participar desta terceira onda da publicidade digital.