*Notícia atualizada em 12 de julho de 2024
Dando um passo mais na direção da automação de processos, a Amazon US lançou ‘Rufus’, novo assistente de compras para usuários do site. Sem previsão de implementação para o Brasil, a novidade é uma IA generativa desenvolvida para auxiliar compradores a encontrarem produtos. O lançamento para todos os usuários norte-americanos aconteceu em 12 de julho.
Seja digitando ou falando, o usuário que fizer uma pergunta na barra de pesquisa do aplicativo da Amazon verá um chat se abrindo na parte superior da tela do aparelho celular. A partir dai, é possível questionar Rufus de maneira conversacional sobre a compra, seja para comparar ou entender diferenças entre itens.
“O assistente Rufus gera respostas a partir das informações mais relevantes encontradas tanto na Amazon quanto na internet. O objetivo é gerar uma tomada de decisão melhor e bem informadas aos clientes”, explica uma nota oficial da companhia.
Entre os dados utilizados para responder usuários, a nova ferramenta utilizará catálogo e comentários da própria plataforma. Os primeiros testes acontecem em um número pequeno de membros nos Estados Unidos, com pretensão de ampliar para todo o país gradativamente nas próximas semanas.
“Estamos entusiasmados com o potencial da IA generativa e continuaremos testando novos recursos para tornar ainda mais fácil encontrar, descobrir, pesquisar e comprar produtos na Amazon. Esperamos lançar progressivamente o Rufus para mais clientes nos EUA ao longo das próximas semanas”, finaliza a companhia em seu comunicado.
Entenda todas as funcionalidades do ‘Rufus’.