Logo E-Commerce Brasil

Saúde e Farma cresce 16% no e-commerce; setor é o único que apresentou alta em 2024

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Suplementos e vitaminas em cima de uma colher de madeira ao lado de frutas
Imagem: reprodução

Nos últimos cinco meses de 2024, o setor de saúde e farma foi o único segmento do varejo online que apresentou alta, registrando um crescimento de 16%. As buscas da categoria alcançaram 137,3 milhões de visitantes únicos – reforçando uma mudança nos hábitos de consumo dos brasileiros. 

Os dados são originais da Conversion e são apresentados no Relatório Setores do E-commerce do Brasil

Gráfico de barras da Conversion apontando os números de trafego do e-commerce de saúde e farma
Imagem: reprodução

Evidenciando um crescimento praticamente constante, o setor de saúde e farmácia foi influenciado pela pandemia. Assim como as mudanças nos hábitos de consumo – incluindo o crescimento significativo das compras online – que persistem até hoje.

O aumento e a facilidade de acesso às plataformas digitais, através de dispositivos móveis, foi apontada como um fator crucial no crescimento das vendas. Segundo a pesquisa, 82% das visitas de saúde e farmácia são feitas por meio dos celulares. Dentre as categorias mais acessadas, o setor fica em quarto, atrás de jóias e relógios, infantil e calçados. 

Gráfico da Conversion apontando os top 10 e-commerce de saúde e farma mais acessados em 2024
Imagem: reprodução

Um mercado que também apresenta crescimento, em decorrência do aumento das vendas ligadas à saúde, são os suplementos. De acordo com o levantamento, os consumidores estão optando pelos suplementos alimentares visando complementar suas dietas e melhorar a qualidade de vida. 

Ademais, por conta da conveniência das compras online, junto a confiança das marcas consolidadas no mercado, as vendas e a base de consumidores aumentaram. 

Kennedy Lauton, nutricionista e co-fundador da Lauton Suplementos, explica: “esse aumento na procura de suplementação hoje reflete a mudança nos hábitos de consumo e a crescente demanda por saúde e bem-estar”.

Do ponto de vista da instituição, a tendência é que a demanda por esse segmento continue crescendo, sendo consequência da conscientização e facilidade de acesso às plataformas digitais

A partir da evolução do varejo digital e as novas maneiras de comprar, protagonizadas pelos consumidores, o setor de suplementação no Brasil deve continuar crescendo com novas soluções e maior acessibilidade.