O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, anunciou nesta quinta-feira (27), durante cerimônia na qual Michel Temer sancionou o projeto “Crescer sem Medo”, o lançamento do Mutirão da Renegociação, voltado a empresários e contadores.
De acordo com Domingos, o programa vai servir na preparação dos empreendedores desse nicho para os próximos anos, quando as novas regras para o Simples Nacional já estiverem valendo. Segundo ele, será possível renegociar as dívidas com bancos, aluguéis e fornecedores.
Em nota, o Sebrae informou que o início do mutirão ocorrerá logo após o Conselho Gestor do Simples Nacional regulamentar o artigo do Crescer sem Medo que estabelece o parcelamento especial (120 meses) para quem está em débito com o Simples.
“É um trabalho de orientação a todas as empresas, para que até o dia 31 de dezembro elas correrem para regularizar sua situação e suas dívidas”, afirmou Domingos. “Precisamos aproveitar a janela de 90 dias para isso”, disse, em referência ao período no qual o Projeto de Lei Complementar do Crescer sem Medo deve entrar em vigor.
Ainda segundo a nota da entidade, paralelamente, o Sebrae Nacional e nos estados está buscando firmar acordos e parcerias com bancos, conselhos de administradores de imóveis e grandes fornecedores para que renegociem dívidas de pequenas empresas. “O Sebrae está atuando com essas instituições para que, a reboque do parcelamento especial, os donos de pequenos negócios possam renegociar todo tipo de débito”, finalizou.