Celebrado sempre no segundo domingo de maio, o dia das mães todo ano se prova como uma das datas mais importantes do calendário do varejo. Responsável por movimentar as emoções e as vendas das empresas, essa data tem potencial para alcançar 77% dos consumidores, segundo a Opinion Box.
Apontada como a segunda data mais importante no e-commerce, depois do Natal, o número de pedidos se aproxima dos 14,6 milhões, com uma estimativa de faturamento de R$ 7,03 bilhões – um aumento de 25% comparado a 2023 – de acordo com dados divulgados pela ABComm.
“Queremos celebrar a diversidade e a força das mães brasileiras e, para isso, proporcionar uma experiência significativa, onde todas as mães se sintam valorizadas e representadas” é essencial, defende Francislei Donatti, vice-presidente comercial da C&A.
No ano de 2023, o dia das mães computou que 81% dos consumidores comemoraram a data e 72% planejavam presentear alguém. Dentro do e-commerce, o volume de vendas cresceu em 15%, aumentando o ticket médio em 25%, afirma a Opinion Box. Ainda segundo a empresa, 40% dos entrevistados disseram que pretendem pesquisar produtos e ofertas com duas semanas de antecedência da data.
Dentre as categorias mais populares para as compras estão os produtos de moda e acessórios (52%) e beleza e cosméticos (46%). Além disso, 31% dos respondentes sinalizaram que pretendem gastar mais de R$ 200 no presente e 11% pretendem investir mais de R$ 400.
Com relação a preferência de compra, a Opinion Box, ainda evidenciou que 42% optam por sites/e-commerce, 33% em lojas físicas, 32% em sites de pesquisa, 26% no Instagram e 24% nos aplicativos das lojas.
Segundo Haroldo Matsumoto, diretor da Prosphera Educação Corporativa, as empresas precisam estar atentas e coletar dados das datas anteriores. A base para o desenho da quantidade de produtos e do mix destes, deve ser construída com as informações recuperadas.
Ademais, para o executivo, as estratégias de comunicação precisam ser estruturadas com antecedência e devem considerar todos os pontos de contato. “A uniformidade em todos os aspectos: do visual ao atendimento, a fim de atrair clientes para dentro da loja e conseguir efetivar vendas” devem ser contemplados.
Trazendo ainda algumas dicas para o e-commerce, Felipe Rodrigues, CEO da Enviou, destaca que não basta apenas considerar a disponibilidade dos produtos em promoção, mas as empresas precisam ser capazes de garantir que a logística e as entregas dos produtos aconteça dentro do tempo esperado pelos clientes.
“Além de cuidar para que a loja online não saia do ar, também é extremamente importante ter um time de atendimento preparado para sanar dúvidas e auxiliar os clientes no momento de efetuar as compras”, complementa. Dessa maneira, as organizações podem trabalhar com experiências positivas e marcantes para os consumidores.
Sob uma perspectiva mais técnica, utilizar ferramentas que auxiliem as empresas a conquistar novos clientes e até mesmo recuperar supostas vendas perdidas pode funcionar como um trunfo em uma data tão significativa para o varejo.
“Ao mesmo tempo, ferramentas que promovam a recuperação de carrinhos abandonados e que detectem o abandono de navegação podem ser decisivas na hora de converter uma venda que já estava praticamente perdida”, justifica Rodrigues.
Um item que não pode faltar nos presentes: logística
Priorizar apenas as estratégias de marketing e de comunicação a muito tempo não funciona como o caminho para o aumento nas vendas; a capacidade de entrega precisa estar presente no plano estratégico. A logística não é mais um item opcional, ela é um dos principais motivos que leva os consumidores a optarem pelas compras online.
Francislei ainda acrescenta: “no Dia das Mães, [é preciso] entregar uma experiência ágil e prazerosa, pois sabemos que procurar o presente perfeito para a pessoa mais importante da vida é uma missão e tanto”.
Cada vez mais, as empresas precisam se manter à frente da alta demanda para as datas comemorativas. Planejar uma rota logística eficiente pode ser o diferencial entre uma avaliação positiva e a perda de um cliente fiel.
Hawan Moraes, CEO e fundador da Simples Inovação, explica: “a logística de envio é uma das mais importantes durante as vendas e afeta diretamente a experiência do consumidor. Entregar de forma fácil, rápida e correta pode determinar sua relação com a marca”.
O especialista ainda deixa algumas dicas práticas para as empresas ante a este período. Planejar o percurso da entrega, mapeando as rotas desde a origem até o destino, permite uma visão ampla das entregas e pode ajudar a identificar os caminhos mais eficientes, tanto no caso do tempo quanto do custo.
Manter a transparência com os consumidores é sempre algo que as empresas precisam considerar. No caso de processos de envio, segundo o executivo, é uma boa medida permitir que os clientes acompanhem em tempo real seus produtos. “Manter o cliente informado de todas as etapas eleva a probabilidade de ele ficar satisfeito, já que saberá com precisão quando terá o produto”, declara.
Para o e-commerce, trabalhar a logística reversa pode ser um desafio, mas é indispensável para os consumidores. Ter a possibilidade de devolução de maneira fácil e prática, especialmente para datas de alta demanda, é um aspecto que as organizações devem investir para assegurar uma boa experiência aos clientes. Porém “isso exige que os negócios se preparem para qualquer tipo de solicitação que envolva o estoque e o reenvio de mercadorias”.
Como última dica, o especialista explica que o investimento no modelo do full commerce pode ser uma oportunidade. Ao terceirizar algumas das operações do comércio eletrônico, os empreendedores têm a possibilidade de focar em pontos estratégicos.
“A vantagem é contar com uma gestão mais experiente do mercado, ficar em dia com o progresso do segmento, economizar tempo, resolver problemas mais rapidamente, contar com tecnologias avançadas e, consequentemente, impulsionar as vendas”, justifica.
Entendendo porque o consumidor não compra
Considerar os motivos que levam os consumidores a desistirem de uma compra pode ser estratégico para as empresas, compreender as lacunas na hora da venda representa uma oportunidade de negócio. Segundo a Opinion Box, os principais motivos para a não realização da compra são avaliações negativas online (49%), taxas de frete altas (49%) e falta de confiança na loja (46%).
Rodrigo Garcia, diretor executivo da Petina Soluções em Negócios, traz 2 erros para as empresas se manterem atentas.
- Desconsiderar as vendas personalizadas: as comunicações genéricas não funcionam mais para os consumidores; compreender as preferências individuais é essencial no oferecimento de uma experiência marcante. “Personalização não é apenas uma tendência, é uma necessidade”;
- Não planejar adequadamente o estoque: antecipar as tendências de compra e garantir que haja produtos suficientes para os consumidores; subestimar a demanda pode acarretar em problemas de estoque e insatisfação.
Além disso, o executivo destaca 3 acertos que podem beneficiar as organizações e os consumidores.
- Eficiência no atendimento ao cliente: com a alta demanda, solucionar as consultas e os possíveis problemas dos consumidores deve ser feito de maneira rápida e simples; “um excelente atendimento ao cliente pode fazer toda a diferença na fidelização dos clientes e na reputação da sua marca”, diz o especialista;
- Ofertas especiais: valores especiais tendem a atrair mais clientes, sob um senso de urgência e incentivam os consumidores a comprarem na hora;
- Experiência de compra: oferecer uma experiência de compra simples, desde a seleção do produto até o checkout, possibilita que a compra seja feita rapidamente e sem complicações.
Grandes faturamentos
Os pequenos e médios negócios, segundo estudo da Nuvemshop, movimentaram aproximadamente R$ 189,5 milhões nas vendas digitais em 2023; comercializando mais de 3 milhões de itens.
Além disso, observar as tendências comemorativas pode ser um diferencial importante para as marcas. Donatti, da C&A, ressalta: “a busca por produtos que ofereçam um bom custo-benefício continua forte. As consumidoras desejam encontrar preços acessíveis, mas sem abrir mão da qualidade. A oferta de produtos de qualidade a preços acessíveis é uma demanda”.
Zahra Jivá, diretora global de estratégias para vendas da Pipedrive, apresenta algumas dicas sobre como se preparar e impulsionar as vendas. Primeiramente, o plano de marketing precisa definir prioridades, público-alvo, metas e estratégias de divulgação. Segundo a executiva, estes aspectos são fundamentais para atrair os consumidores certos para o produto ou serviço.
Outra recomendação são ferramentas de organização. Por meio destas, a personalização das estratégias de marketing e vendas é mais assertiva, explica Jivá. Alguns exemplos são os sistemas de CRM, que armazenam informações mais detalhadas sobre cada cliente.
Como terceira opção, usar os dados, coletando e analisando, é uma necessidade para as empresas para entender as motivações e dores dos consumidores. De acordo com a New Voice, 58% dos clientes afirmaram que não consumiriam novamente de uma empresa que tiveram uma experiência negativa; por outro lado, 69% recomendariam uma marca após uma boa experiência.
Vale destacar ainda que os consumidores latino-americanos são mais exigentes. Uma média de 49% abandonariam uma marca após uma má experiência contra uma média global de 32%.
A especialista também relembra a importância de focar nos clientes que já são fiéis à marca. Garantir uma relação a longo prazo, para além das datas sazonais, pode ser um grande diferencial.
Por fim, tornar a tecnologia uma aliada das organizações é o último conselho da diretora. Os sistemas de automação contribuem para a eficiência da operação e são uma oportunidade para a empresa priorizar tarefas administrativas e atividades de vendas.