A pandemia foi um combustível para o crescimento das vendas online. No Brasil, porém, esse aumento foi ainda mais significativo. Afinal, segundo um levantamento da CupomValido, o país lidera o ranking de crescimento das vendas online, com 22,2% no ano de 2022. Além disso, estima-se um crescimento das compras online de 20,73% ao ano, entre 2022 e 2025.
Leia também: Estudo mostra que 21% dos consumidores globais planejam gastar menos tempo nas mídias sociais nos próximos seis meses
De acordo com o estudo, o Brasil possui uma expectativa de crescimento quase duas vezes maior que a média mundial (11,35%), e acima até de países como o Japão (14,7%), o Estados Unidos (14,55%) e a França (11,68%).
Por que o e-commerce no Brasil cresce tanto?
Para a pesquisadora, dois fatores foram cruciais para influenciar o forte crescimento das vendas online no Brasil.
O primeiro deles foi a pandemia, uma vez que, com as lojas físicas fechadas, diversos brasileiros passaram a realizar sua primeira compra online. Ao encontrar facilidade na compra, métodos de pagamento instantâneos (como o Pix) e entregas rápidas (diversas lojas com entregas em 1 dia útil), muitos deles se tornaram consumidores recorrentes.
Já o segundo fator seria o índice de penetração de compras online, ainda relativamente baixo no Brasil.
Segundo a pesquisa, no Reino Unido, 84% das pessoas realizaram pelo menos uma compra nos últimos 12 meses. Nos Estados Unidos e no Japão, a taxa foi de 77% em ambos os países. Na Alemanha, a taxa foi de 74%.
Portanto, como boa parte da população destes países desenvolvidos já realiza frequentemente compras online, a taxa de crescimento em potencial tende a ser menor nos próximos anos.
Por outro lado, no Brasil apenas 49% da população realizou ao menos uma compra online no último ano. Isto explica o potencial significativo de crescimento que o Brasil ainda possui quando comparado a outros países.
Fonte: Statista, CupomValido
Leia também: Alibaba pode ser retirada da bolsa de valores nos EUA