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Setor farma segue em ascensão com novo e-commerce da EMS e faturamento de 5% no 1º semestre

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

Parte do Grupo NC, a farmacêutica EMS anunciou o lançamento oficial do Mercado Farma, uma plataforma de e-commerce B2B projetada para melhorar a experiência de compra de medicamentos para farmácias independentes e associativistas. Com a iniciativa, o grupo quer que as farmácias economizem tempo e dinheiro, aumentando a eficiência operacional.

A proposta quer “democratizar” preços aos farmacêuticos (Imagem: Freepik)

Integrada aos principais distribuidores do setor, a plataforma permite que os usuários visualizem estoques e preços em tempo real, agilizando a entrega dos produtos e ajudando a minimizar o impacto da ruptura de estoque nas vendas.

Investimento milionário

A EMS investiu R$ 30 milhões na fase inicial da plataforma e planeja investir outros R$ 30 milhões. Todas as outras oito marcas do Grupo NC também estão disponíveis no Mercado Farma. Com a utilização de inteligência artificial, o site identifica as melhores ofertas e mix de produtos conforme o farmacêutico e seu uso frequente personaliza a jornada de compra.

Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS, afirmou que o Mercado Farma deve representar 10% do faturamento do Grupo NC até o final de 2024, com um total de R$ 11 bilhões atualmente (IQVIA, PPP). “O Mercado Farma reforça nosso compromisso em trazer mais eficiência ao setor farmacêutico, beneficiando não só nossos clientes e parceiros, mas também a saúde da população brasileira, evitando interrupções nos tratamentos médicos por falta de medicamentos,” destacou Sanchez.

Faturamento do varejo

Além do setor de B2B, o varejo farmacêutico também se expandiu no primeiro semestre de 2024 e apresentou um crescimento de 5% em comparação com o mesmo período de 2023. Os dados são da Bnex. O levantamento também identificou que o desempenho do setor no segundo trimestre foi ainda mais expressivo, com um aumento de 6,1%, impulsionado pelos resultados positivos de abril, maio e junho.

Dados do setor no primeiro semestre de 2024 (Imagem: Bnex)

Maio se destacou como o mês de maior crescimento, registrando um aumento de 7,2% no faturamento em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse resultado foi influenciado principalmente pelo aumento médio de 5,2% nos preços dos produtos, reflexo do reajuste anual de 4,43% nos preços dos medicamentos, autorizado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) em 1º de abril. A implementação desse reajuste foi praticamente completa a partir da segunda semana do mês.

Junho também apresentou bons números, favorecido pela chegada das primeiras frentes frias, que impactaram as temperaturas nas últimas semanas do mês, mantendo o setor em alta no comparativo com o ano anterior.