Os consumidores querem seus pacotes mais rápidos, mas nem todas as empresas têm o tipo de tecnologia de cadeia de suprimentos como Amazon ou Walmart — até agora. A Shipium foi fundada em 2019 por um grupo de ex-construtores da cadeia de suprimentos Amazon Prime e Zulily. Em particular, Jason Murray, cofundador e CEO, esteve na Amazon por quase 20 anos e, durante sua última década, automatizou e usou aprendizado de máquina para resolver o “problema Prime”, como ele o chamava – nas remessas rápidas por preços acessíveis.
“Requer uma enorme pilha de tecnologia para coordenar tudo isso em torno de previsão, movimento de estoque na rede e o que foi prometido ao consumidor. Todas essas peças precisam ser bem coordenadas para obter os resultados de envio rápido e eficiente, a fim de construir um negócio como o Prime”, afirma Murray.
A Shipium está construindo essa “pilha de tecnologia” para que os varejistas do e-commerce norte-americano possam ter essa coordenação da cadeia de suprimentos, permitindo que eles também tenham remessas rápidas e baratas. Isso ocorre quando o mercado global de logística de comércio eletrônico deve ser avaliado em mais de US $ 3 trilhões até 2028.
A modelagem de dados é o “molho secreto” da empresa. Ele coordena decisões anteriormente fragmentadas e estáticas, reúne informações sobre qual é o método de envio mais barato e mais rápido, automatiza-o com aprendizado de máquina e lógica e é capaz de recomendar o que fornecerá o melhor resultado para um determinado cliente. A empresa, em média, diz que pode reduzir os custos de envio em mais de 5% e acelerar a entrega estimada em vários dias.
A empresa levantou US$ 8 milhões em financiamento inicial no ano passado e, depois disso, Murray disse que a demanda aumentou.
“Chegamos com tecnologia para varejistas que têm ativos, mas não os estão aproveitando porque falta tecnologia. Também houve fatores externos, como o COVID, e a maioria dos varejistas estava no modo reativo para passar por isso, mas em 2022, o comércio eletrônico está aderindo a esse próximo nível e todos estão se ajustando”, acrescenta.
Apenas nos últimos nove meses, a empresa processou quase 10 milhões de embarques e está a caminho de processar mais de 50 milhões de embarques até o final do ano. A Shipium entrega em todos os 50 estados e cobre mais de 91% dos CEPs de cinco dígitos.
Shipium: momento
Hoje, a empresa anunciou US$ 27,5 milhões em financiamento da Série A liderado pela Insight Partners, que a Shipium está divulgando como “a maior Série A apoiada por empreendimentos para uma startup de software de cadeia de suprimentos”. Isso dá à empresa um total de US$ 38,7 milhões em financiamento desde 2019.
Murray pretende aumentar a engenharia “para lidar com o fato de que estamos construindo um produto diferenciado”. Ele também será adicionado às suas equipes de vendas e marketing.
Com uma indústria ainda bastante fragmentada em termos de operações, o que a Shipium está construindo envolve navegar pela presença local e conectar todos juntos, incluindo os “bazilhão de novas operadoras por aí”.
“Este não é um software fácil de construir, então sempre seremos tendenciosos em relação ao produto e à engenharia por causa dessa complexidade. Também estamos apostando na retomada do comércio eletrônico como resultado do COVID, e é imperativo que o busquemos o mais rápido possível. Em última análise, queremos que nossa plataforma seja uma ponte de tecnologia legada e uma versão simples e utilizável pelos varejistas”, finaliza o executivo.
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Fonte: Tech Crunch