Logo E-Commerce Brasil

Shopee registra aumento de 90% nas vendas de livros

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

A Shopee registrou um crescimento significativo na demanda por livros no último ano: as buscas triplicaram e as vendas aumentaram 90% na comparação entre o segundo trimestre de 2024 e o mesmo período de 2023.

Pilha de livros ao lado de  mulher lendo com xícara de café em mesa de centro
Imagem: reprodução

Entre as categorias com maior aumento de vendas estão:

  • Aprendizado de línguas e dicionários (+500%);
  • Paternidade e família (+170%);
  • Negócios e investimentos (+150%); e
  • Livros escolares (+140%). 

Outros gêneros, como literatura clássica (+140%), fantasia (+90%) e romances (+90%), também apresentaram forte crescimento. De acordo com a companhia, os dados mostram o interesse contínuo dos consumidores em temas que vão desde educação até literatura.

Além disso, as categorias de religião e filosofia, livros escolares, infantis, e quadrinhos & mangás se destacaram como as mais populares entre os consumidores. Quanto aos termos mais procurados dentro do aplicativo aparecem: Bíblia, livro infantil, mangá, Crepúsculo, Bridgerton, Berserk e Diário de um Banana.

Chegada de novas editoras

O aumento nas buscas coincide com a chegada de algumas das principais editoras do país à Shopee. Em 2024, as editoras Intrínseca e Darkside Books se juntaram à plataforma, ao lado de outras editoras já presentes, como Ciranda Cultural, Rideel e ON Line Editora.

Felipe Lima, responsável por desenvolvimento de negócios da Shopee explica: “ao unir grandes editoras em nossa plataforma, oferecemos uma variedade de títulos com conveniência aos nossos consumidores. Com o aumento nas buscas e vendas de livros, a presença delas impulsiona a categoria no app, garantindo que os leitores encontrem opções para os seus interesses”.