default
Publicidade: default

Singularidade brasileira impacta posicionamento de marcas internacionais, afirma CNN

default
Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

default
Imagem: reprodução

O exemplo mais recente, segundo a CNN, são empresas como Starbucks, Dia e até mesmo Marisa, que tem enfrentado dificuldades com suas receitas. 

“O que aconteceu é que muitas dessas redes que chegaram por volta desse período não conseguiram entender o perfil do consumidor brasileiro”, esclarece Reis.

Uma cultura única

“O Carrefour, por exemplo, antes de entrar em um país, manda 12 ou mais famílias com perfis diferentes para passarem de cinco a sete anos conhecendo a cultura, por isso ele se adequou melhor à cultura nacional”, declara.

Segundo o especialista, atualmente, o momento das empresas deve ser de reposicionamento e mudança na filosofia. “Muitas empresas estão sendo punidas por esse descuido e por achar que os consumidores os adoram. Não é bem isso. Os consumidores não estão adorando, eles estão buscando novas opções”, conclui.

Previsões de mercado

A pesquisa Projeção de Vendas Ibevar-FIA Business School, ainda projeta que o varejo ampliado – que leva em consideração veículos e material de construção – deve sofrer uma queda substancialmente maior, totalizando 3,4%. O executivo reitera: “as condições, no contexto mais amplo, não são absolutamente favoráveis, como os números revelam”.

Dentre os 11 segmentos avaliados pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (FIBGE), entre janeiro e março de 2024, seis apresentaram queda.

A pesquisa alerta que para o período de fevereiro e abril deste ano, nove segmentos tem previsão de redução: tecidos e vestuário (-14,3%), material para escritório (-6,9%), artigos de uso pessoal (-6,1%), livros e papelaria (-6,0%), veículos (- 4,9%), móveis e eletrodomésticos (-4,2%), artigos farmacêuticos (- 1,7%), supermercados (-1,2%) e material de construção (-0,09%).

Fonte: CNN

Publicidade: default