A SmartHint, startup curitibana voltada para e-commerce, lançou nesta quarta-feira, 11, uma ferramenta de buscas com inteligência artificial para lojas virtuais. O evento aconteceu no hub do E-Commerce Brasil, em São Paulo, e reuniu cerca de 40 varejistas e profissionais da área.
A startup já é reconhecida por seu sistema de recomendação que envolve vitrines de personalização autônomas e pop-ups de retenção, ambos com inteligência artificial, e agora lança a busca inteligente com a mesma tecnologia.
O objetivo da busca inteligente é aperfeiçoar o campo de busca das lojas virtuais, apostando na personalização da experiência de compra do usuário. Ou seja, respeita o ritmo e o modo de busca do consumidor. Trata-se de uma ferramenta inovadora, porque tem reconhecimento de similaridade fonética e funcionalidades até então inéditas no mercado brasileiro, como reconhecimento de cor e resposta de produto conforme digitação.
O reconhecimento de similaridade fonética possibilita que o robô reconheça as palavras, mesmo que tenham sido digitadas com a grafia errada. Se o cliente está procurando uma saia plissada, mas fica em dúvida sobre como escrever a palavra “plissada” e acaba escrevendo com a grafia errada, “pliçada”, ainda assim a inteligência artificial reconhece o vocábulo e mostra todas as saias plissadas disponíveis.
Já com o reconhecimento de cor funciona assim: se o cliente digita “saia vermelha”, instantaneamente aparecem saias com essa cor, mesma que a informação de cor não tenha sido cadastrada no nome do item. Isso também é possível graças à inteligência artificial, pois o robô é capaz de identificar as cores dos produtos.
“É responsabilidade da loja mostrar os produtos para o cliente, mesmo que ele tenha dúvida sobre a grafia. Se ele digita errado ou busca pela cor e não encontra o que procura, vai buscar em outra loja”, afirmou Rodrigo Schiavini, CEO da SmartHint.
Já o outro aspecto da ferramenta diz respeito à resposta dos produtos: eles aparecem conforme o cliente vai digitando. Não é autocomplete e ele não precisa apertar a tecla “enter”, basta digitar “saia” e todas as saias disponíveis aparecerão na mesma tela e de modo extremamente rápido.
No evento de lançamento, Schiavini apresentou o produto para os convidados, mostrou na prática como funciona e como a sua capacidade de personalização eleva a experiência de compra dos consumidores. Ele também citou alguns destaques da NRF 2020, a maior feira de varejo do mundo, que ocorreu em janeiro:
“Muitos estão preocupados com as transformações do mercado nessa era digital e alguns acreditam que o varejo está morto. Mas Dave Gilboa, CEO da Warby Parker, afirmou na NRF 2020 que apenas o varejo medíocre está morto. Nós concordamos com ele e acreditamos que para não ser medíocre, é preciso renovar e fazer a diferença”, garantiu.
Para Rodrigo, o varejo que se atualiza está vivo e não corre risco, mas é preciso se adequar ao contexto atual e investir em personalização como diferenciação competitiva em um mercado que está cada vez mais disputado.
“O varejo tem que se atualizar e apostar nas tendências do mercado. E a tendência do momento é a personalização da experiência de compra, pois o cliente, hoje, está mais antenado, não quer perder tempo com o que não lhe interessa. E, mais do que tudo, quer se sentir especial”, concluiu Rodrigo.
Sobre a SmartHint
A SmartHint é um sistema de recomendação e busca inteligente para e-commerce com inteligência artificial, que está no mercado desde 2017 e já atende mais de 15 mil lojas em nove países e três continentes. Está integrada em mais de 25 plataformas de e-commerce, como a Vtex, Loja Integrada e Nuvemshop, e atende grandes marcas como a Diesel, New Balance, Kipling, entre outras.
Em 2018, a SmartHint ganhou o prêmio de melhor startup de varejo da América Latina pelo Latam Retail Show e, em 2019, ficou entre os 5 melhores fornecedores para o comércio eletrônico segundo o Fórum E-commerce Brasil.