O início da manhã deste sábado, 19, foi marcado por ataques aos gigantes Submarino e Americanas, dois líderes do comércio eletrônico no Brasil, que estão fora do ar. Os relatos começaram a crescer a partir das 08h00 da manhã e foram confirmados pelo E-Commerce Brasil. Os aplicativos também ficaram indisponíveis.
Ao longo do sábado todos os serviços foram restabelecidos, mas na manhã do domingo os sites voltaram a ficar indisponíveis.
Notificações começaram ainda de madrugada do sábado
Segundo o site DownDetector, que coleta notificações sobre a situação dos serviços por meio de uma série de fontes, os relatos começaram ainda na madrugada deste sábado, por volta de 01h00, como pode ser observada na imagem abaixo.
O gráfico acima mostra uma perspectiva dos relatórios de problemas enviados, durante o dia de sábado (19/02), em comparação com o volume habitual
Grupo Lapsus assumiu o ataque ao Submarino e Americanas
O grupo Lapsus, o mesmo que atacou o Ministério da Saúde em dezembro do ano passado, assumiu o ataque aos sites Submarino e Americanas, publicando uma mensagem em inglês no canal do Telegram dos atacantes: “acho que os sites de compras da B2W Americanas e Submarino estão com problemas kkkkk”.
Além dos sites do Submarino, Americanas e do Ministério da Saúde, o grupo também já atacou os Correios, a Claro, a Localiza e a empresa de mídia Impresa (em Portugal), além de ter se manifestado no dia do ataque à Vodafone Portugal com a palavra “Vodafone”, sem assumir a autoria do ataque.
Americanas se posiciona através de comunicado ao mercado
A Americanas soltou comunicado ao mercado informando suspensão preventiva dos serviços de e-commerce e que não há evidências de comprometimento das bases de dados. Veja abaixo, na íntegra, o comunicado da empresa
Americanas S.A. (“Companhia”), em observância ao disposto na resolução da Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) n.º 44/21, informa que suspendeu preventivamente parte dos servidores do ambiente de e-commerce na madrugada deste sábado (19/02), assim que identificou risco de acesso não autorizado. Os ambientes foram normalizados às 15h16 do mesmo dia e não há evidência de comprometimento das bases de dados. As lojas físicas não tiveram suas atividades interrompidas e permaneceram operando normalmente.
O site Shoptime também tem apresentado instabilidade. Americanas, Submarino e Shoptime são sites do mesmo grupo e o E-Commerce Brasil reforça seu apoio aos profissionais da empresa para que consigam solucionar os ataques o quanto antes.