Oportunidades nos desafios dos supermercados online
De acordo com França, para atrair o consumidor, o principal desafio do setor é reduzir a taxa de entrega, melhorar a qualidade dos frescos e aumentar a disponibilidade de produtos. “Produto indisponível é uma questão. Ninguém quer precisar de um produto e não encontrar ou só descobrir que está em falta na hora da entrega, assim como a qualidade dos produtos”, diz. “O cliente quer que o entregador separe a cebola como ele mesmo faria. É um desafio e, ao mesmo tempo, a chave do negócio”, completa. Os varejistas também não se sentem preparados para a digitalização, com 2 em cada 3 tendo expectativas de perda de share. E 55% deles acreditam que terão dificuldade em atrair talentos, não só em áreas técnicas e gerência, mas para escolher os alimentos. “É um mercado que precisa fomentar e recrutar as pessoas certas e com talento para isso”, afirma França. França ainda afirma que é necessário entender o que o cliente quer, se é comprar por quilo ou por unidade, por exemplo. “Não é empacotar a compra de uma casa, mas a comida que a família de tal pessoa vai comer. É ter outro olhar porque os clientes não são robôs. A banana que o filho de fulana vai comer não é qualquer banana, então como explicar isso para quem está escolhendo?”, indaga. “Os desafios são grandes e em um segmento que está começando a se trabalhar. Se conseguirmos aprender com o e-commerce em geral, podemos ganhar muito, mas temos que adaptá-lo para o nosso setor”, ensina Alves. Por fim, os especialistas elencaram os principais desafios e tendências do setor:Gerais:
- Conhecimento, fidelização e atendimento dos clientes;
- Formação de colaboradores e turnover;
- Redução de perdas e geração de caixa (inflação);
- Gestão de mix e estoques.
Digitalização:
- Capacitação de investimento;
- Capital humano especializado;
- Criação de cultura digital;
- Geração de valor através de dados (cultura Data Driven);
- D2C;
- 5G & IoT.
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