Ainda com muito ruído, a implementação do Programa Remessa Conforme ainda desagrada todos os lados envolvidos na situação. Se o varejo brasileiro está impaciente com a definição de isentar ou não as compras internacionais de até US$ 50, temos também um aumento na desistência dos consumidores brasileiros na hora de fechar uma compra em e-commerces do exterior.
De acordo com pesquisa da consultoria Plano CDE, encomendada pelo Grupo Alibaba, 66% das pessoas dos brasileiros não concluem o processo de check-out na compra em plataformas internacionais. Isso, segundo o levantamento, se relaciona diretamente com a atual política de tributação.
Daqueles que desistiram, 45% não compraram em outro canal, seja no e-commerce nacional ou internacional. Em paralelo, uma opinião que chama atenção é de que 87% dos entrevistados concordam que o caminho mais correto seria reduzir a taxação dos produtos nacionais ao invés de tributar vendedores de fora do país.
“Os consumidores brasileiros recorrem às plataformas estrangeiras devido à indisponibilidade no mercado nacional e à busca por preços mais acessíveis, destacando a influência direta do custo na decisão de compra. A maioria deles reconhece os mais importantes benefícios dos sites internacionais como acesso a produtos não disponíveis localmente e preços mais acessíveis. Estas percepções indicam a necessidade de um equilíbrio na aplicação de impostos para promover um ambiente de comércio eletrônico mais inclusivo e competitivo e que tenha como foco quem mais importa, o consumidor brasileiro”, constata o grupo chinês com o estudo.
Dos 2.535 entrevistados para a elaboração da pesquisa, 75% é contra o aumento de impostos relacionados às plataformas internacionais de e-commerce.