Lançado no Brasil no começo deste ano, o aplicativo da chinesa Temu já se tornou o app de compras mais baixado do mundo desde maio de 2023, ultrapassando a Amazon e Shein. A informação é do App Magic.
A empresa chinesa, criada pelo PDD Holdings, que faturou US$ 34,8 bilhões (R$ 188,8 bilhões) e obteve lucro líquido de US$ 8,5 bilhões (R$ 45,8 bilhões) em 2023, aumentou seus lucros em 245% apenas no trimestre desse ano. Lançada nos Estados Unidos em setembro de 2022, a Temu chegou para operar como um marketplace em países estrangeiros, já que o grupo está presente na China através do Pinduoduo.
Na América Latina, a Temu opera na Colômbia, Chile, Uruguai, República Dominicana, Peru e México. Dois meses antes da sua estreia no Brasil, em 6 de junho de 2024, o marketplace já tinha ultrapassado outros varejistas brasileiros consolidados, como Marisa, Mobly, Zara e Pernambucanas. Ocupando o 65º lugar no ranking nacional.
Presente em 70 países pelo mundo, o marketplace não revela dados de faturamento, infraestrutura, número de downloads ou total de usuários. Segundo o App Magic, nos últimos 30 dias, o Brasil foi o segundo mercado com o maior número de downloads, mais de 5 milhões, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
“Nesta fase inicial, estamos focados em entender as preferências e necessidades dos consumidores brasileiros para melhorar ainda mais as nossas ofertas”, afirmou um porta-voz da empresa à Folha.
Em meio às pressões tarifárias, a Temu desembarca no Brasil enquanto as questões sobre a Remessa Conforme são discutidas, demandando uma adaptação com a tributação brasileira. Na União Europeia, a situação não está bem diferente, pois a Comissão estuda a possibilidade de encerrar a taxa de importação de 150 euros.