Em parceria da Leap KMPG, a Conversion apresenta um levantamento sobre o que será tendência para o marketing digital em 2023. Por se tratar de um ano desafiador, a empresa adianta que investir corretamente será a saída para a crise. O maior desafio compreendido diante das respostas ficou para a geração de leads qualificados (60,5%), seguido por gerar tráfego orgânico (46,6%).
Principais desafios do marketing digital para 2023
Além dos dois pontos citados acima, outras questões preocupam as empresas quando o assunto é marketing digital este ano. Destaque para:
– Conectar as estratégias de marketing e vendas: 42,6%;
– Criar estratégias baseadas em dados: 39,3%;
– Criar uma comunidade engajada: 37,8%;
– Reduzir custos de mídia paga: 33,8;
– Acompanhar todas as tendências: 27%
– Desenvolver cultura de experimentos: 26,5%
– Calcular o ROI das ações: 19,4%;
– Concorrência: 18,1%.
Entre as conclusões do levantamento, gerar leads qualificados, tráfego orgânico e conectar as estratégias de marketing digital são o maiores desafios para 2023.
Canais mais utilizados no marketing digital até o momento
Um outro ponto abordado pela pesquisa foi em relação aos canais digitais utilizados no momento. A maioria dos respondentes disse que Instagram, Google e Facebook estão entre os principais.
Quais os canais de marketing digital terão mais investimento este ano
Como de costume, o Google é muito utilizado para o marketing digital nas empresas. Este ano, no entanto, a tendência de aposta no canal será ainda maior, com 53,4% delas pretendendo atuar com mais força.
Apesar de ainda relevante, o Facebook perde quando o o assunto é aumento de presença no canal — a rede social alcança apenas a 10ª posição entre as outras.
Marketing de conteúdo como estratégia
Até o momento, marketing de conteúdo, social media e mídia paga (Ads) são os recursos mais considerados pelas empresas. Ainda assim, o SEO segue praticamente empatado, com 68,3% de investimento. Em 2023, marketing de conteúdo, SEO e mídia paga serão os líderes de investimento.
Mídia continua em 2023
Mesmo trazendo alto custo para as empresas, a mídia paga se apresenta mais eficiente quando o se fala em entrega de resultados — 56,2% das empresas concordam com isso. No entanto, o investimento em mídia paga não crescerá em 2023, uma vez que entende-se cada vez mais a importância dos resultados a longo prazo.
Tanto é fato que 40,1% dos negócios confirmam o bom resultado a partir do marketing de conteúdo. Marketing de conteúdo por vídeos, no entanto, trouxe pouco resultado, tornando-se uma incógnita para os investimentos neste ano.