Assim como o comportamento dos consumidores está em constante transformação, o mercado está sempre acompanhando essas mudanças. E é justamente o perfil do consumidor e seus hábitos de compra que ditam as tendências para e-commerce no 2º semestre deste ano.
Contudo, dentre as tendências para e-commerce, é fundamental encontrar aquelas que façam sentido para o seu negócio e com o momento digital em que sua marca se encontra.
Pensando nisso, preparamos um artigo com as principais novidades para o comércio digital nesses próximos seis meses que podem ajudá-lo a vender mais nessas datas sazonais.
Hiperpersonalização da experiência do consumidor é a grande aposta de 2023
Sem dúvidas, a hiperpersonalização da experiência do consumidor é a grande aposta para 2023. Segundo a pesquisa Seasonal Insights feita em uma parceria entre a Meta e Offerwise, 67% dos brasileiros gostariam de receber ofertas personalizadas.
E sabe onde os consumidores podem encontrar ofertas personalizadas de acordo com o seu perfil? Dentro da sua loja virtual, por meio de recomendações de compra com base em produtos adquiridos anteriormente, ou mesmo por meio da personalização de produtos antes do envio.
Mas isso não é tudo, a hiperpersonalização da experiência do consumidor leva em consideração a individualidade de cada cliente. Ou seja, é fundamental conhecer o consumidor profundamente e repensar cada um dos estágios do funil de compras, com o principal objetivo de atender às expectativas individuais.
Influenciadores
Outro meio em que os consumidores encontram ofertas personalizadas para seu perfil é por meio de anúncios nas redes sociais, especialmente nos últimos anos em que o Instagram e o Youtube integraram recursos de compras diretamente em suas plataformas.
Observamos que a influência das redes sociais cresce à medida que as pessoas baseiam suas decisões de compra em opiniões e recomendações de influenciadores digitais.
Consequentemente, qualquer marca deve considerar parcerias estratégicas com os criadores de conteúdo para promover seus produtos e marcas.
A possibilidade de fechar uma parceria com influenciadores não existe apenas para grandes marcas.
Afinal, existem nano influenciadores, micro influenciadores, influenciadores, macro influenciadores e mega influenciadores, cujo número de seguidores varia de mil a milhão e oferecem diferentes formatos de parcerias, desde a permuta ao conteúdo patrocinado.
Pagamentos digitais
Embora não seja uma novidade, as formas de pagamentos digitais continuarão sendo uma prioridade neste segundo semestre. Sendo que carteiras virtuais e criptomoedas estão ganhando popularidade e passando a ser aceitas em cada vez mais plataformas de e-commerce.
E uma dessas formas de pagamentos digitais é pelo PIX. O pagamento instantâneo é uma resposta ao comportamento imediatista dos consumidores.
Contudo, a tendência é o PIX parcelado, que permite que a pessoa faça compras em parcelas sem comprometer o limite do cartão de crédito.
Para implementar meios de pagamentos digitais em seu comércio eletrônico com segurança, conheça as soluções de pagamento implementadas pela FCamara.
Checkout sem login
Outra tendência é o checkout sem login, que nada mais é do que uma maneira de evitar o aumento da taxa de abandono do carrinho, resposta dada aos clientes diante da complexidade do ambiente de checkout.
Atualmente, é possível implementar um botão em sua loja virtual que leva os usuários às últimas etapas de compra. Quem já oferece essa funcionalidade, permite que os dados permaneçam salvos e sejam acessados por meio de um código de verificação.
Sustentabilidade e responsabilidade social
É inquestionável que os consumidores estão cada dia mais interessados em comprar de marcas que compartilhem seus valores e que tenham responsabilidade social e ambiental.
Nesse sentido, outra tendência relevante para o e-commerce é informar os clientes sobre as práticas sustentáveis adotadas pela sua marca e estimular o consumo consciente.
Marcas como essa costumam apostar no marketing social, que se refere a promover e divulgar ações que trazem impacto social e ambiental, elevando sua vantagem competitiva no mercado.
Logística e entrega eficientes
Não é nenhuma novidade que ao vender pela internet, o empreendedor precisa desprender um cuidado maior com a logística para atender à crescente demanda de compras pela internet, não é mesmo?
Nos últimos anos, ocorreu uma melhora significativa no e-commerce brasileiro em termos de logística e hoje é indispensável oferecer opções como entrega rápida e rastreio de pedidos em tempo real, por exemplo.
Oferecer um prazo de entrega menor também é importante, pois atende ao imediatismo que está enraizado no perfil de quem compra pela internet. Os consumidores procuram por lojas virtuais com prazos de entrega cada vez menores, mesmo que tenham que pagar mais caro por isso.
Tendências relacionadas a tecnologia
Outras tendências que podemos observar estão na maior integração entre o comércio eletrônico e as ferramentas tecnológicas baseadas em inteligência artificial.
Uma delas é a realidade aumentada, que permite os consumidores visualizarem os produtos em 3D, provarem peças de vestuários e até checarem como um objeto de decoração ficaria em um ambiente de casa.
Por exemplo, semana passada foi divulgada a notícia de que o Google Shopping anunciou um provador virtual baseado em IA generativa que está em fase de testes nos Estados Unidos.
Outras tecnologias que ganharam espaço e continuam despontando como tendências esse ano são: interação por voz e assistente virtual, que auxiliam na navegação pelo e-commerce e compra dos produtos, por exemplo.
Conte com o parceiro certo para encontrar as tendências que combinam com sua marca
Essas e outras tendências para e-commerce mostram uma evolução contínua na experiência de compra digital, especialmente pela preocupação das marcas em entregar uma experiência de compra hiperpersonalizada, conveniente e segura para o cliente.
Contudo, como mencionamos na introdução, a marca precisa entender quais dentre essas e outras tendências fazem sentido para seu momento digital. Para descobrir em qual momento digital sua empresa está e quais ferramentas fazem sentido para essa fase, converse com um consultor da FCamara.