A Black Friday 2023 promete ser um evento tecnológico marcado por inovações e tendências que devem dominar essa temporada de descontos e oportunidades, moldando o futuro do comércio eletrônico, impactando não apenas as estratégias de vendas das empresas, mas também como as compras são realizadas e como os consumidores interagem com as marcas.
Faltando poucos dias para a Black Friday, confira como algumas tendências podem impactar positivamente o faturamento nessa data.
Principais tendências
A Black Friday é uma excelente oportunidade para investir em tendências para manter as empresas relevantes e competitivas. É um momento para não só conquistar novos clientes, mas também fidelizar os que já existem.
Independentemente do nicho de atuação no mercado, analise e adote as seguintes tendências no negócio.
Descontos com antecedência
Não espere mais que o dia de virada da Black Friday para oferecer descontos e promoções. O impacto dessa data é bem mais abrangente, sendo assim, os varejistas estão optando por antecipar as promoções, normalmente trabalhando elas durante o mês completo de novembro.
Antecipar os descontos cria uma expectativa e entusiasmo entre os consumidores, permitindo que eles também possam se planejar com antecedência, o que pode resultar em um aumento significativo nas vendas durante o período da Black Friday.
Tecnologia é o carro chefe
A tecnologia será uma das grandes protagonistas da Black Friday 2023. Segundo o Relatório Black Friday 2023 da Olist, houve crescimento de mais de 90% no número de lojistas que possuem site próprio. Cada vez mais, o varejo tem entendido a importância da tecnologia, afirmando que o uso de ERPs cresceu mais de 60%.
Dessa forma, a tecnologia não só pode melhorar a eficiência operacional para os varejistas, como também pode proporcionar aos consumidores uma experiência de compra mais conveniente, envolvente e personalizada.
Atenção à experiência do usuário
Oferecer uma experiência do usuário excepcional é uma estratégia que garante não apenas o sucesso da venda, mas também a fidelização do cliente.
Isso significa investir na experiência desde o primeiro ponto de contato e aprimorar a navegação do site, dentre outros fatores importantes como:
– tornar as informações de produtos mais acessíveis;
– simplificar o processo de pagamento;
– garantir uma entrega eficiente;
– atenção à comunicação durante toda a jornada de compra.
Vale ter atenção também aos conceitos como omnicanalidade e multicanalidade, fundamentais para garantir a disponibilidade de vários canais de contato e venda, ajudando a construir uma identidade de marca sólida e confiável.
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