O Dia das Mães em 2023 teve um crescimento expressivo no aumento do ticket médio de compras, representando 13%, passando de R$ 284 (2022) para R$ 320 (2023). Esses dados são da empresa VarejOnline, que acrescenta que o varejo físico teve um faturamento bruto 2% maior que o ano anterior. Apesar disso, houve uma queda de 6% no número de vendas.
Quando comparado com o estudo do Sem Parar, percebe-se que o aumento ficou dentro da estimativa — este, apontava que dos clientes da capital e da Região Metropolitana do Estado de São Paulo, 25,7% pretendiam gastar entre R$ 200 e R$ 400 no Dia das Mães.
Pagamentos no Dia das Mães
Outra informação apontada pelo levantamento foi o crescimento de 10% do número de pagamentos por cartão de crédito. Por outro lado, pagamentos à vista, como o Pix, dinheiro e débito, caíram 14% no comparativo com 2022.
O estudo da Cielo, no entanto, traz uma informação diferente em relação aos meios de pagamento mais utilizados no período do Dia das Mães. Neste caso, o crescimento ficou principalmente para cartão de crédito (51%) e Pix (35,5%). Esta pesquisa ainda ressaltou que, de todas as vendas, cerca de 77% foram realizadas por meio de dispositivos móveis.