Logo E-Commerce Brasil

TikTok apresenta avatares de IA e ferramenta de dublagem para conteúdo de marca

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

O TikTok anunciou hoje o lançamento de avatares de IA generativos e uma nova ferramenta (batizada de “AI Dubbing”) para ampliar o alcance de anúncios e conteúdos de marca em sua plataforma. Lembrando que, somente nesse segundo semestre, a rede espera vender entre US$ 12 e US$ 13 bilhões nos EUA.

Exemplos de avatares disponíveis por meio das novas ferramentas Symphony, do TikTok / Imagem: TikTok

Projetados para representar criadores ou porta-vozes de marcas, os “Avatares Personalizados” permitem que os criadores expandam sua presença global a partir de avatares multilíngues. As marcas também poderão utilizar esses avatares para localizar suas campanhas em diferentes mercados, utilizando a imagem de seu porta-voz ou criador parceiro.

IA com toque humanizado

Além disso, a plataforma está introduzindo “Stock Avatars”, avatares pré-construídos com atores licenciados para uso comercial. Segundo a rede sociai, estes avatares visam oferecer às empresas uma forma de adicionar um toque humano aos seus conteúdos. A empresa ainda destaca que esses avatares são criados com atores de diversas origens, nacionalidades e idiomas.

A introdução dessas ferramentas levanta preocupações, especialmente após a greve dos atores de Hollywood no ano passado — motivada pelo temor de uso indevido de suas imagens para criar réplicas de IA. Com os novos avatares de IA da TikTok, os criadores têm controle sobre o uso de sua imagem, podendo definir taxas, licenciamento e restrições de uso.

Tradução instantânea para 10 idiomas

A nova ferramenta AI Dubbing permitirá que criadores e marcas traduzam seu conteúdo para 10 idiomas, incluindo inglês, japonês, coreano e espanhol. Ela detecta automaticamente o idioma de um vídeo, transcreve e traduz o conteúdo, gerando um vídeo dublado no idioma desejado. De acordo com a TikTok, isso facilita a comunicação de criadores e marcas com públicos globais.

Exemplo da simulação de idiomas disponíveis na ferramenta do TikTok / Imagem: TikTok

O lançamento dessas novidades acontece num momento em que a TikTok revelou que 61% dos usuários realizaram compras diretamente na plataforma ou após verem um anúncio.

Os novos recursos serão integrados ao “TikTok Symphony”, um conjunto de soluções de anúncios alimentado por IA generativa, lançado em maio. Esse pacote inclui ferramentas que ajudam os profissionais de marketing a escrever roteiros, produzir vídeos e aprimorar conteúdos existentes.