Após anunciar dezenas de vagas de emprego no LinkedIn nas últimas semanas, o TikTok deixa claro seu interesse em construir cadeias de suprimentos para sua vertente de e-commerce. Essa iniciativa é parte do compromisso do TikTok com o comércio eletrônico, que tem trazido grande fluxo de receita após o crescimento de seus negócios de anúncios.
No anúncio, a empresa afirma que ao fornecer devoluções, armazenamento, entrega e atendimento ao cliente, sua missão é ajudar os vendedores a melhorar sua capacidade operacional e eficiência. “E o mesmo vale no sentido de fornecer aos compradores uma experiência de compra satisfatória e garantir um crescimento rápido e sustentável da TikTok Shop”, completa.
Ao que tudo indica o novo sistema incluirá:
Os pontos apresentados visam, segundo o TikTok, apoiar os esforços de e-commerce doméstico nos EUA, assim como transfronteiriço. Os sistemas acabarão por realizar a consolidação de encomendas, juntamente com o transporte de mercadorias de uma etapa para a seguinte e a gestão de devoluções grátis.
Briga com a Amazon, mas nem tanto
Apesar do aparente confronto direto com a Amazon, ainda não é possível dizer que o TikTok tenha em seu plano a construção de sua própria unidade de transporte, como a gigante americana. Afinal, os anúncios de emprego mostram que o TikTok trabalharia com fornecedores para lidar com envio, consolidação de encomendas e transporte.
Ainda assim, caso o TikTok de fato venha a construir sua própria cadeia de suprimentos de comércio eletrônico, terá maior sobre as vendas, assim como o incremento dos lucros nos EUA e em todo o mundo. Outra novidade do TikTok, segundo o Financial Times, seria um recurso de compra ao vivo na plataforma a consumidores dos EUA. A ferramenta, neste caso, funcionaria como ferramenta de recomendação de produtos.