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TikTok aposta no e-commerce, mas reclamação de usuários cresce

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O TikTok está totalmente focado em compras e e-commerce. Com uma estratégia agressiva para cativar usuários, a gigante chinesa já possui o TikTok Shop há mais de um ano e continua a oferecer descontos significativos para novatos. Além disso, parte da abordagem também se concentra em influenciadores, live commerce e outras formas de impulsionamento em vendas. No entanto, parte da audiência ainda não se adaptou.

Experiência de shopping dentro do TikTok

Novidades como recursos de compra, transmissões ao vivo e a aba dedicada às compras, por exemplo, estão incomodando alguns usuários. Entre as principais queixas, há o comentário de que o aplicativo está mudando, saindo de sua essência (vídeos de dança e comédia) para tornar-se um “shopping center”.

Apesar não escolher lados e afastar, conscientemente, usuários que ainda não se adaptaram às atualizações, não há muita certeza sobre o futuro do TikTok.

Resultados

Segundo analistas de e-commerce, parceiros do TikTok Shop, comerciantes e criadores, a aba de compras cresce nos EUA e gera vendas significativas para algumas marcas. Por outra ótica, dados de terceiros e depoimentos de parceiros deste pilar específico mostram um misto de opiniões.

Os consumidores estão gastando mais no TikTok do que no início do ano, o que é positivo. Segundo a Earnest Analytics, em média, usuários dos EUA que fizeram compras no TikTok Shop gastaram cerca de $67 entre meados de junho e meados de julho, comparando com os quase $54 gastos em janeiro.

Outro ponto positivo para o TikTok é a retenção de usuários. Desde o lançamento, teve uma taxa média de recompra mais alta do que qualquer outra grande plataforma de e-commerce, exceto a Amazon, de acordo com dados da Earnest. O TikTok Shop também está mostrando forte impulso em regiões fora dos EUA que já abraçaram mais o social shopping, como o Sudeste Asiático. No entanto, seu sucesso futuro nos EUA ainda não está garantido.

A plataforma de rastreamento de pedidos Route viu pedidos globais no TikTok Shop crescerem modestos 35% entre janeiro e junho. Em comparação, os pedidos da Shein cresceram 63% no mesmo período.

Telas de experiência do TikTok Live Shopping

Dúvidas

Por outro lado, as vendas de produtos do TikTok muitas vezes dependem de vídeos virais de influenciadores, que são imprevisíveis. Isso torna a plataforma difícil de vender para grandes marcas que querem prever a receita potencial com antecedência. Para pequenos vendedores que ganharam muito dinheiro depois que alguns vídeos se tornaram virais, os bons tempos nem sempre duraram.

As tendências do TikTok também não garantem vendas no TikTok. Os usuários às vezes clicam para comprar produtos que veem em um vídeo em outro lugar, em vez de finalizar a compra através do carrinho de compras do TikTok, disseram parceiros do Shop à BI.

“Realmente não é uma plataforma para pessoas que têm a mentalidade de ‘Vou vir aqui, viralizar e fazer muitas vendas'”, disse Nicole Rechtszaid, cofundadora da empresa de comércio social Ghost Agency, parceira do TikTok Shop, também para o Business Insider.

O espaço que mais empolga dentro da plataforma é o live shopping, que pode ser uma grande oportunidade para o TikTok se seguir a mesma trajetória dos aplicativos na Ásia, onde compradores e influenciadores abraçaram o formato.