Na última quarta-feira, a Indonésia proibiu as transações de comércio eletrônico em plataformas de redes sociais. A decisão pode gerar um grande problema ao TikTok, uma vez que o grupo havia planejado um investimento bilionário no sudeste asiático.
De acordo com o governo da Indonésia, a medida visa proteger os comerciantes e mercados offline — neste caso, os preços nas plataformas de redes sociais seriam predatórios e poderiam ameaçar as pequenas e médias empresas do país.
O que o TikTok diz
Um porta-voz do TikTok Indonésia disse que seguiria um caminho construtivo e estava “profundamente preocupado” com o anúncio. O motivo seria o impacto negativo que a decisão traria aos mais de 6 milhões de vendedores locais ativos na TikTok Shop.
O ministro do comércio da Indonésia, Zulkifli Hasan, disse que o regulamento preza garantir a concorrência empresarial justa. Na ocasião, ele alertou sobre a possibilidade de permitir que as redes sociais se tornem uma plataforma de e-commerce, loja e banco, simultaneamente.
Além disso, o novo regulamento exige que as plataformas de e-commerce na Indonésia estabeleçam um preço mínimo de US$ 100 para determinados itens comprados diretamente no exterior — e todos os produtos oferecidos devem cumprir os padrões locais.
Mercado online na Indonésia
No ano passado, as transações do e-commerce na Indonésia chegaram a US$ 52 bilhões. Desse valor, 5% era da participação do TikTok. Por lá, são cerca de 125 milhões de usuários mensais ativos, quase o mesmo número de usuários na Europa (fica atrás dos EUA, que têm mais de 150 milhões).
Segundo o ministro do comércio da Indonésia, o TikTok tem uma semana para cumprir o regulamento ou enfrentaria a ameaça de fechamento.