Rafael Iapequino, responsável pelo segmento da indústria automotiva dentro do Tik Tok, apresenta um panorama sobre branding, paixão e autenticidade para negócios durante a Conferência Auto 2024. Nos últimos 12 meses, a categoria de auto teve 138 bilhões de visualizações, com uma média de 11 milhões de acessos mensais na rede social.
O executivo abre sua fala comentando que é necessário considerar a especificidade de cada indústria e cada plataforma, reforçando que os comportamentos divergem em mecanismos de busca diferentes. Hoje em dia, explica o palestrante, o Tik Tok é uma plataforma de entretenimento, a comparação com outras empresas não se limita mais a outras mídias – como Facebook, Instagram ou Youtube –, as ‘concorrentes’ são streamings e mecanismos de busca, por exemplo Netflix e Google.
A comunidade auto, dentro da plataforma, é orientada por três pilares: descobertas a todo momento, conteúdo gerado pela comunidade e proximidade entre marcas e pessoas. O Tik Tok é um espaço no qual as pessoas descobrem novas marcas e serviços – de acordo com Iapequino, 92% dos usuários frequentemente descobrem conteúdos novos.
Outro ponto que chama atenção é que 76% das pessoas se dizem abertas a anúncios e a ouvir sobre novos produtos visualizados. Além disso, a plataforma gera uma experiência única nas buscas, com 1 em cada 4 usuários usando o aplicativo como mecanismo de busca nos últimos 30 dias.
“A imersão das marcas no Tik Tok, adaptada à realidade da plataforma, é muito grande; muitos usuários dizem que não sabiam que estavam assistindo um anúncio até o final do vídeo”, explica o palestrante.
Prezar por uma experiência fácil também é parte do desejo dos consumidores, com 89% relatando que as buscas por informação no Tik Tok são simples. Como busca, “as pessoas conseguem encontrar conteúdos específicos e relevantes de maneira mais assertiva”, declara.
Jornada do consumidor
Sob o ponto de vista dos clientes, os conteúdos da plataforma acompanham toda a jornada dos consumidores, permeando cinco estágios: awareness, shop, buy, ownership e loyalty.
Entrando no awareness, as pessoas estão descobrindo novos produtos, modelos e primeiras impressões sobre o item. Para 65% do público da plataforma, as marcas conhecidas são as melhores. Já para as marcas, é preciso gerar interesse do cliente por lançamentos, novos modelos e facelifts.
Na segunda etapa, shop, os usuários estão pesquisando, buscando informações e, especialmente, encontrando o veículo e o vendedor adequado. Dentro do Tik Tok, mais da metade das pessoas (54%) frequentemente usam a internet para planejar suas compras e 65% planejam bem a compra de produtos caros. Ademais, 84% afirmam que a internet é o primeiro lugar para buscar informações quando necessário.
Segundo o executivo, as empresas devem incentivar a pesquisa dentro da marca, explorando diferentes versões, features e detalhes de carros. Também é importante considerar alguns dos principais fatores de conversão dentro do aplicativo:
- Consumo de combustível (47%);
- Preço a ser investido (45%);
- Comodidade e conforto (44%);
- Custo de manutenção (31%) e
- Confiança na marca e modelo (30%).
Entrando no quarto estágio, quando o produto já foi adquirido (ownership), os consumidores fazem uso durante a garantia, revisões, manutenção e uso pós garantia. Os dados da empresa revelam que 48% das pessoas usam regularmente o carro no dia-a-dia delas. Visando esse público, a dica para as organizações é responder dúvidas e incentivar a manutenção em seus próprios fornecedores.
Por fim, na última etapa da jornada do consumidor – loyalty – os clientes procuram por recomendação e recompra da marca, modelo ou versão. 77% dos usuários ao encontrarem uma marca que gostam tendem a se manterem fiéis a ela. Marcas precisam incentivar recomendações e oferecer caminhos para recompra, aproveitando o ambiente para se conectar.
“Dentro do Tik Tok, o conteúdo encontra você quando se menos espera”, destaca Iapequino. Por conta disso, os anúncios aparecem como um ponto indispensável, 68% dos consumidores confiam nos anúncios que assistem e 59% procuraram mais informações sobre o produto ou marca.
Finalizando sua palestra, Iapequino deixa 9 dicas para as empresas:
- Enquadramento vertical: respeitar a zona segura para que informações importantes não sejam deixadas de lado;
- Poder do som: a plataforma é sound on, é preciso tornar a música algo essencial;
- Textos concisos e informativos: aproveitar stickers e efeitos, trabalhando com acessibilidade;
- Mostre logo a mensagem principal: destaque a mensagem ou produto principal nos primeiros 3 segundos;
- CTA de impacto: aproveite botões de CTA integrados, seja breve;
- Quebre a quarta parede: fale diretamente com o consumidor, faça perguntas ou provoque reações;
- Mantenha histórias reais e divertidas: conteúdos alegres, otimistas e bem-humorados;
- Últimas tendências: aproveite tendências em alta e possíveis insights de produção;
- Criadores no comando: apresente criadores e crie com eles.
“No Tik Tok o conteúdo é protagonista e não coadjuvante”, finaliza o executivo.