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TikTok reforça papel da autenticidade na conexão com o público durante Conferência Auto ‘24

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Rafael Iapequino, responsável pelo segmento da indústria automotiva dentro do Tik Tok, apresenta um panorama sobre branding, paixão e autenticidade para negócios durante a Conferência Auto 2024. Nos últimos 12 meses, a categoria de auto teve 138 bilhões de visualizações, com uma média de 11 milhões de acessos mensais na rede social.

Rafael Iapequino, responsável pela indústria automotiva dentro do Tik Tok na Conferência Auto 2024
(Imagem: Carol Guasti Photography/E-Commerce Brasil)

O executivo abre sua fala comentando que é necessário considerar a especificidade de cada indústria e cada plataforma, reforçando que os comportamentos divergem em mecanismos de busca diferentes. Hoje em dia, explica o palestrante, o Tik Tok é uma plataforma de entretenimento, a comparação com outras empresas não se limita mais a outras mídias – como Facebook, Instagram ou Youtube –, as ‘concorrentes’ são streamings e mecanismos de busca, por exemplo Netflix e Google.

A comunidade auto, dentro da plataforma, é orientada por três pilares: descobertas a todo momento, conteúdo gerado pela comunidade e proximidade entre marcas e pessoas. O Tik Tok é um espaço no qual as pessoas descobrem novas marcas e serviços – de acordo com Iapequino, 92% dos usuários frequentemente descobrem conteúdos novos.

Outro ponto que chama atenção é que 76% das pessoas se dizem abertas a anúncios e a ouvir sobre novos produtos visualizados. Além disso, a plataforma gera uma experiência única nas buscas, com 1 em cada 4 usuários usando o aplicativo como mecanismo de busca nos últimos 30 dias. 

“A imersão das marcas no Tik Tok, adaptada à realidade da plataforma, é muito grande; muitos usuários dizem que não sabiam que estavam assistindo um anúncio até o final do vídeo”, explica o palestrante.

Prezar por uma experiência fácil também é parte do desejo dos consumidores, com 89% relatando que as buscas por informação no Tik Tok são simples. Como busca, “as pessoas conseguem encontrar conteúdos específicos e relevantes de maneira mais assertiva”, declara. 

Jornada do consumidor

Rafael Iapequino, responsável pela indústria automotiva dentro do Tik Tok na Conferência Auto 2024
(Imagem: Carol Guasti Photography/E-Commerce Brasil)

Sob o ponto de vista dos clientes, os conteúdos da plataforma acompanham toda a jornada dos consumidores, permeando cinco estágios: awareness, shop, buy, ownership e loyalty.  

Entrando no awareness, as pessoas estão descobrindo novos produtos, modelos e primeiras impressões sobre o item. Para 65% do público da plataforma, as marcas conhecidas são as melhores. Já para as marcas, é preciso gerar interesse do cliente por lançamentos, novos modelos e facelifts. 

Na segunda etapa, shop, os usuários estão pesquisando, buscando informações e, especialmente, encontrando o veículo e o vendedor adequado. Dentro do Tik Tok, mais da metade das pessoas (54%) frequentemente usam a internet para planejar suas compras e 65% planejam bem a compra de produtos caros. Ademais, 84% afirmam que a internet é o primeiro lugar para buscar informações quando necessário.

Segundo o executivo, as empresas devem incentivar a pesquisa dentro da marca, explorando diferentes versões, features e detalhes de carros. Também é importante considerar alguns dos principais fatores de conversão dentro do aplicativo:

  • Consumo de combustível (47%);
  • Preço a ser investido (45%);
  • Comodidade e conforto (44%);
  • Custo de manutenção (31%) e
  • Confiança na marca e modelo (30%).

Entrando no quarto estágio, quando o produto já foi adquirido (ownership), os consumidores fazem uso durante a garantia, revisões, manutenção e uso pós garantia. Os dados da empresa revelam que 48% das pessoas usam regularmente o carro no dia-a-dia delas. Visando esse público, a dica para as organizações é responder dúvidas e incentivar a manutenção em seus próprios fornecedores. 

Por fim, na última etapa da jornada do consumidor – loyalty – os clientes procuram por recomendação e recompra da marca, modelo ou versão. 77% dos usuários ao encontrarem uma marca que gostam tendem a se manterem fiéis a ela. Marcas precisam incentivar recomendações e oferecer caminhos para recompra, aproveitando o ambiente para se conectar. 

“Dentro do Tik Tok, o conteúdo encontra você quando se menos espera”, destaca Iapequino. Por conta disso, os anúncios aparecem como um ponto indispensável, 68% dos consumidores confiam nos anúncios que assistem e 59% procuraram mais informações sobre o produto ou marca. 

Finalizando sua palestra, Iapequino deixa 9 dicas para as empresas: 

  • Enquadramento vertical: respeitar a zona segura para que informações importantes não sejam deixadas de lado;
  • Poder do som: a plataforma é sound on, é preciso tornar a música algo essencial;
  • Textos concisos e informativos: aproveitar stickers e efeitos, trabalhando com acessibilidade;
  • Mostre logo a mensagem principal: destaque a mensagem ou produto principal nos primeiros 3 segundos;
  • CTA de impacto: aproveite botões de CTA integrados, seja breve;
  • Quebre a quarta parede: fale diretamente com o consumidor, faça perguntas ou provoque reações;
  • Mantenha histórias reais e divertidas: conteúdos alegres, otimistas e bem-humorados;
  • Últimas tendências: aproveite tendências em alta e possíveis insights de produção;
  • Criadores no comando: apresente criadores e crie com eles.

“No Tik Tok o conteúdo é protagonista e não coadjuvante”, finaliza o executivo.