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10 principais apps de e-commerce do Brasil registram queda em downloads no início de 2024

Por: Sergio Figueiredo

Consultor Tributário

Sergio Figueiredo é formado em Ciências Contábeis e possui MBA em Controladoria e Gestão Estratégica de Negócios pela FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado). Atuou como Auditor Independente e Consultor Tributário na Deloitte Touche Tohmatsu de São Paulo, foi coordenador tributário no Grupo Remaza e também desenvolveu projetos na Novartis Biociências S/A e Omni Banco e Financeira S/A. Sergio possui mais de 20 anos de experiência no segmento tributário e contábil, com vasto conhecimento em legislação tributária, planejamento empresarial e estratégico, direito societário e atualmente é CEO na Agora Deu Lucro, um ecossistema de soluções societárias, financeiras, tributárias e contábeis para E-Commerce.

Os downloads de aplicativos de e-commerce no Brasil tiveram queda no 1º trimestre de 2024, segundo estudo divulgado pela Snaq com base nos dados da Similarweb. Os cinco grandes marketplaces do Brasil tiveram queda, com destaque para o AliExpress, Casas Bahia e Americanas, que recuaram na casa dos 50%.

A Shopee ampliou sua liderança, com mais de 25 milhões de downloads no período, tendo quase o dobro de downloads do Mercado Livre, segundo colocado da lista. Veja:

  • Shopee: 25,4 milhões de downloads, mas com queda de 2,9%;
  • Mercado Livre Brasil: 14,5 milhões de downloads e redução de 5,6%;
  • Magazine Luiza: 9,9 milhões de downloads e queda de 5,0%;
  • Amazon Brasil: 6,7 milhões de downloads e diminuição de 3,2%;
  • AliExpress: Uma das maiores quedas (41,6%), chegando a 5,4 milhões de downloads.

O que isso significa?

– Mudança nas preferências dos consumidores;
– Saturação do mercado;
– Impacto econômico.