Ainda existem um mercado muito grande a ser explorado e muitas dúvidas sobre o comércio virtual no Brasil. Acreditar, em 2015, que o agronegócio poderia entrar para este meio era algo impensável, mas a Órbia provou o contrário. No Fórum E-Commerce Brasil 2022, Adelmo Inamura, CEO da Bravium, mostrou o surgimento da plataforma, que já é a principal marketplace agrícola do país, com mais de 240 distribuidores e cobertura nacional em insumos como defensivos, sementes e fertilizantes.
Atualmente, a empresa conta com mais de 190 mil agricultores, que são responsáveis por 72% da área plantada no Brasil, fazendo 3 bilhões de reais em 2022. “A Bravium foi feita para atender os bancos nos programas de fidelidade. Começou a crescer e a plataforma se desenvolveu e conseguiu expandir as soluções para um público mais amplo e fomos construindo. Estamos presente em sete países além do Brasil, com um crescimento de quatro vezes comparado ao de 2020”, contou.
A Órbia, além do programa de fidelidade, possui três marketplaces, onde o consumidor consegue comprar qualquer conteúdo agrícola, de qualquer parte do país.
“O produtor conseguiu olhar e disponibilizar uma plataforma onde os distribuidores ajudassem na distribuição digital. Esse sonho se torna possível, pois o produtor pode comprar tudo para sua lavoura neste marketplace. Mas não foi só de insumos, como também de loyalty (coalizão), atraindo outros players e indústrias que gostariam de dar o benefício para o produtor. Toda a jornada está dentro da plataforma”, ressaltou.
A fidelização dos clientes da Órbia
O primeiro passo da empresa foi buscar a fidelização de seus clientes. Pensando nisso, buscou integrar a gestão de diferentes canais, diretos e indiretos e potencializou os investimentos e as estratégias de diferentes áreas e setores.
“Fidelidade é mudar comportamentos, queremos melhorar os resultados e a rentabilidade pelo loyalty, que é a mudança de comportamento para o que você deseja. No marketplace de insumos, a oferta digital precisa estar integrada à distribuição, com flexibilidade tecnológica e robustez para escalar a confiança. Loyalty otimiza a percepção de valor, potencializando investimentos já existentes. Quando se olha os diversos negócios, cada um tem a sua especificidade e cada um tem uma solução. Precisa ver se a nossa faz sentido”, destacou.
“No marketplace de commodities, a demanda está integrada ao consumidor. É preciso entender as necessidades e como se costura da melhor forma para entender o cliente. Na hora de pensar em outras indústrias, temos que pensar como podemos ajudar”, emendou.
Transformação digital de verdade
Antes da transformação, a Órbia investiu em estratégias digitais. Pensando nos canais e nos produtos que viria a oferecer e de forma integrada. A empresa aproveitou a experiência do offline para agregar valor no online, sendo o motor que impulsionou o projeto.
“A transformação digital só acontece quando integramos oferta e demanda no digital de modo relacional (canal integrado) e não mais apenas transacional (descontos). Relacionamento online integrado ao footprint offline, sendo suportado por soluções que, de fato, agregam valor ao cliente e aos canais de distribuição. Integrar de fato o offline com o online, pois são estratégias conjuntas”, ponderou.
Em resumo, existem três pontos chaves para que a transformação digital aconteça de verdade: aliar a estratégia de canais e produtos, aproveitando-se do relacionamento comercial; ter flexibilidade e nível de serviço para atender os diferentes cenários de atendimento, clientes e parceiros; e, por fim, uma tecnologia integrada, viabilizando processos, dando segurança e proporcionando novas oportunidades de negócios. Assim, é possível impulsionar as vendas, as marcas e os novos negócios.
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Por Eduardo Nunes, especial para a Redação do E-Commerce Brasil