A experiência e jornada de compra está, a cada segundo, mais fluida para consumidores brasileiros. O ‘bombardeio’ de informações dentro do ambiente online criou, gradativamente, pessoas mais críticas e exigentes sobre suas compras. A comprovação disso, segundo pesquisa da Offerwise encomendada pelo Google, é que nove em cada dez brasileiros afirmam que mudaram o jeito que consomem nos últimos anos.
Durante o Think Commerce, encontro que reuniu varejistas e especialistas do Google Brasil, em São Paulo, a companhia mostrou como o pensamento menos fragmentado no consumo têm guiado os usuários atualmente.
“A transição entre os canais é maior a cada dia e a experiência do cliente com marcas e produtos é fluida. De onde e como o produto vêm, atualmente, é o menos importante. A conveniência, seja no varejo tradicional ou no e-commerce, é o principal”, explicou Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o Varejo no Google Brasil.
É importante, então, a compreensão de que ser o único canal do consumidor não deve ser prioridade. Até por isso, a executiva fala em “jornadas intencionais e menos previsíveis” por parte do público.
Perfil analítico e ‘gastão’
Segundo pesquisa da Ipsos, também encomendada pela multinacional, no Natal de 2022, 75% dos consumidores tiveram cinco ou mais pontos de contato antes de decidir onde comprariam determinado produto. E por que isso é importante?
“O último ano foi marcado por corte de ineficiências e busca por maior rentabilidade, ou seja, fazer mais com menos. Hoje, entende-se também que o usuário que pesquisa mais também gasta duas vezes acima daquele que teve entre um e dois pontos de contato”, explica Gleidys.
Entre as ações promovidas pelo Google para continuar incentivando o comércio, ficam as listagens gratuitas e o plus code.