A Uber Eats oficializou a implementação de um robô autônomo de entregas em Tóquio, no Japão. O projeto foi desenvolvido em conjunto com a startup de robótica Cartken, além da Mitsubish Electric, que vai supervisionar a operação no mercado japonês. O lançamento total acontece até o final de março.
A novidade tem como objetivo complementar a oferta logística atual da companhia e marca a primeira empreitada de entrega automatizada da Uber Eats fora dos EUA. Por lá, os mesmos robôs autonômos, desenvolvidos também com a Cartken, já operam em Miami, Fairfax e Virgínia.
De acordo com Noah Zych, head global de Mobilidade Autônoma e Entregas na Uber, a princípio, o uso dos robôs autônomos será em rotas mais curtas. O objetivo é garantir rapidez e um produto ainda em condições ideais para o usuário.
Temos um ambiente de negócios forte no Japão com a Uber Eats. É uma área na qual acreditamos que a entrega por robôs pode crescer muito. A ideia é compreender e dividir, como fizemos nos EUA, quais entregas são ideais para entregadores e robôs
Noah Zych, head global de Mobilidade Autônoma e Entregas na Uber
Recentemente, a Amazon passou a testar robôs em seus armazéns visando otimizar tarefas repetitivas e ampliando a produtividade em outras frentes.
Detalhes
O robô utilizado no Japão será o Model C, voltado a operação nas calçadas e andando a até 5,3 km por hora. Entre os equipamentos utilizados por ele, estão:
- Compartimento de carga isolado com capacidade de 27 litros;
- Câmeras;
- Software de detecção de ambiente.
A Cartkent disponibilizará um sistema de monitoramento e orientação remota do robô. Isso será utilizado por profissionais treinados da Mitsubishi Electric caso seja necessário.