Logo E-Commerce Brasil

Uber estreia caminhão autônomo com entrega de 50 mil cervejas

A empresa Uber, plataforma que ainda gera debates no Brasil por conta da regulação do seu serviço de e-commerce, deu mais um passo no seu projeto de expansão no último dia 20.

Após adquirir a americana Otto em julho de 2016, responsável por desenvolver automóveis autônomos, o Uber realizou a sua primeira entrega sem motoristas: um caminhão da companhia cruzou 190 km entre as cidades de Fort Collins e Colorado Springs, no estado de Colorado, levando consigo uma pequena encomenda: 50 mil latas de cerveja.

Durante o percurso, um humano precisou assumir o volante apenas no trecho urbano – algo que, no futuro, o próprio Uber estuda eliminar. Já na rodovia, o caminhão tinha autonomia nível 4, ou seja, ele entende quando aumentar ou diminuir a velocidade e qual a melhor hora para trocar de faixa, se necessário.

De acordo com a empresa, essa foi a primeira entrega autônoma já realizada no mundo. Veja no vídeo abaixo (em inglês) como a entrega ocorreu e o momento exato no qual o motorista deixa o volante:

https://youtu.be/Qb0Kzb3haK8

E o feito traz implicações. Com essa nova tecnologia em prática, espera-se diminuir os custos com deslocamento na logística, além de realizar aperfeiçoamentos nos automóveis que, em breve, poderão rodar com energia solar.

O interesse do Uber nessa tecnologia não é nova. A empresa do Vale do Silício já faz testes com os seus próprios carros autônomos na cidade californiana onde está baseada, algo que já irritou os motoristas cadastrados no serviço de transporte. A startup, porém, garante que não pretende trocá-los pelos veículos independentes.

Com informações do Start-se