A experiência de compra de um consumidor é a porta de entrada para o relacionamento com uma marca. Na última segunda-feira (5), primeiro dia do evento VTEX DAY, Felipe Gomes, head global de User Experience e conversion rate optimization (CRO) da Corebiz palestrou sobre como engajar o cliente de maneira mais efetiva no e-commerce.
De acordo com Gomes, User Interface e User Experience precisam ser desenvolvidos de maneira que funcionem em benefício do cliente.
Contextualizando, UI e UX são conceitos complementares. Enquanto UI diz respeito a parte visual de uma plataforma ㅡ a interface que é apresentada ao consumidor ㅡ UX é focado em coleta de dados e pesquisas, de acordo com Gomes. A experiência do consumidor deve atender as expectativas e necessidades do cliente, independentemente do ponto da jornada que ele se encontre.
O cliente em primeiro lugar
Para além dos aspectos práticos, a vivência do cliente com a marca, o branding experience, e a experiência de compra, buying experience, devem convergir em uma jornada única e coesa para o cliente.
Visando a criação de conexões, o branding experience acompanha o cliente antes, durante e depois das interações com a marca. Enquanto isso, o buying representa as informações mais importantes para o cliente, o que agiliza o processo de decisão, as questões práticas para que a compra possa ser efetuada. “Além de ser um usuário, ele é um consumidor”, enfatiza Gomes.
Concluindo, o executivo entende que a comunicação dentro das plataformas deve fomentar a sinergia entre o consumidor e o produto que ele busca. Anúncios personalizados e dinâmicos são a chave na adaptação do site com o momento de compra do consumidor.