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Último trimestre de 2024 traz expectativas positivas para e-commerce

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

O e-commerce já está se preparando para aproveitar as datas sazonais, como Dia das Crianças, Black Friday, Cyber Monday e Natal de 2024. Por conta disso, as expectativas de vendas para o último trimestre do ano aumentam e as empresas estão se mobilizando para capturar a atenção dos consumidores em um cenário competitivo.

Edmilson Maleski, CEO da Uappi, explica que o mercado, cada vez mais, mostra novas tendências. “Um dos principais pilares que estão moldando o e-commerce é o da inteligência artificial generativa. O uso de IA e algoritmos de machine learning está se intensificando, permitindo uma distinção sem precedentes. É possível oferecer recomendações de produtos altamente personalizadas, chatbots mais eficientes e análises preditivas que otimizam tanto os estoques quanto às estratégias de marketing”, declara o executivo.

Mesa de escritório com calendário, porta lápis, abajur e caderno
Imagem: reprodução

Tecnologia ainda é tendência

Maleski destaca que a IA tem a capacidade de gerar conteúdos atrativos — desde descrições de produtos até postagens para redes sociais —, o que impulsiona a visibilidade e alavanca a maneira como as marcas se conectam com os clientes.

Outra tendência é a adoção de Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR) para aprimorar a experiência de compra. “Esses recursos permitem que os consumidores visualizem produtos em seus próprios ambientes, como móveis ou decoração, antes de finalizarem a compra”, ressalta Maleski.

“Essa abordagem não só aumenta a confiança na marca, mas também facilita a tomada de decisão, reduzindo as incertezas comuns em compras online”, defende o CEO.

Ademais, o impacto das redes sociais continua a crescer. Plataformas como Instagram, Facebook e TikTok desempenham um papel essencial na decisão de compra dos usuários. 

As marcas têm uma oportunidade com esses canais para criar conteúdos envolventes e promover vendas diretamente. Essa interação social torna o e-commerce uma experiência mais dinâmica e imersiva.

Futuro do mercado

A organização ainda detalha, segundo suas análises e projeções, que as inovações em IA e personalização se manterão como um diferencial competitivo. Plataformas que adotarem soluções que simplificam a jornada de compra devem estar melhor posicionadas para atender às necessidades dos consumidores.

Impulsionado pela tecnologia e mudanças nas preferências dos consumidores, o último trimestre de 2024 é um período de oportunidades para o e-commerce.

“Os grandes eventos são a Black Friday e o Natal, um com foco em preços baixos e o outro em presentes. Então até o final do ano a programação é de incentivo à estratégias que façam sentido para as devidas ocasiões, como promoções progressivas na Black Friday”, reforça Maleski.

As marcas que se adaptarem a essas tendências já se preparam para ocupar um espaço ainda maior no mercado em 2025. “Porém, as empresas precisam ter cuidado com alguns pontos, como controle e reposição de estoque, para não perder a participação nessas datas tão importantes para o comércio eletrônico”, finaliza o executivo.