Começar um e-commerce, quando ninguém conhecia este modelo de negócios, foi o desafio enfrentado pelo Mercado Livre e Stelleo Tolda. Quarta-feira (26), segundo dia do Fórum E-Commerce Brasil 2023, contou com a entrevista do fundador de um dos marketplaces mais conhecidos pela população brasileira.
Em sua primeira fala, Tolda contou que quando a empresa surgiu era necessário educar e convidar as pessoas a venderem seus produtos na internet. A frase “um negócio na internet” foi usada para descrever como funcionava a nova organização.
Era preciso ensinar os donos de negócios a melhor maneira de fotografar seus produtos e deixar claro que as pessoas passariam a procurar o produto através da internet, mas a compra aconteceria diretamente na loja física do vendedor.
Atualmente, várias pessoas vivem de vender no mercado livre. Tolda acrescenta: “o propósito era democratizar o comércio; quando isso se tornou uma realidade para algumas pessoas, a gente quis que isso se espalhasse”.
Etapas de um longo processo
Stelleo contou que separa a história da empresa em três etapas principais: começo, meio e ‘a frente’ e em cada um desses houve obstáculos a serem superados.
Inicialmente, o maior desafio para o negócio foi educar. Era preciso mostrar para as pessoas como confiar no novo modelo de vendas, a confiança entre as partes – vendedores e compradores – foi essencial para desenvolver um sistema de qualidade. O Mercado Pago, por exemplo, funcionou como uma garantia ao consumidor nesse primeiro momento de apresentação.
“Criar um mercado que não existia passou a fazer a diferença na vida das pessoas”, sinaliza o fundador.
Ao meio, a empresa precisava crescer, pois um negócio deve ser rentável. Durante um longo período de existência da companhia, Tolda comenta que viviam com o investimento recebido em 2000. Até a abertura de capital, em 2007, ocorreu um hiato de tempo entre as rodadas de investimentos. Entretanto, com o passar dos anos a empresa se tornou auto sustentável.
Por fim, o terceiro momento é ‘a frente’. Apesar do Mercado Livre ter nascido com uma tecnologia avançada para seu tempo, com o passar dos anos, foi necessário reestruturar como funcionava a companhia.
O fundador explicou que no começo as entregas eram terceirizadas, com ajuda dos correios, mas hoje as entregas são parte do core da empresa. Portanto, o investimento na modernização da empresa é cada vez mais significativo.
“Reconhecendo a resiliência do varejo brasiliero, seguimos em frente, a oportunidade é muito grande”, completa o executivo.
Aos novos empreendedores
Encerrando sua entrevista, Tolda deixa algumas orientações para os novos empreendedores.
Primeiramente, o respeito de onde você veio. O fundador do Mercado Livre acredita ser essencial que as pessoas se lembrem de suas origens: “lembrar que o pai, o avô, a avó, quem quer que seja, um dia foi um empreendedor”.
Para o executivo, a cultura permanece e, por conta disso, é fundamental que as pessoas se lembrem do passado.
O segundo conselho diz respeito ao futuro. Compreender em qual direção o mundo está indo, quais plataformas as pessoas consomem e quais os interesses dos indivíduos não é mais somente um diferencial, mas sim uma necessidade para as organizações.
Para finalizar, Stelleo relembrou da importância da generosidade consigo mesmo. Entender quais os limites de cada um torna o caminho menos pesado.