Começar um e-commerce, quando ninguém conhecia este modelo de negócios, foi o desafio enfrentado pelo Mercado Livre e Stelleo Tolda. Quarta-feira (26), segundo dia do Fórum E-Commerce Brasil 2023, contou com a entrevista do fundador de um dos marketplaces mais conhecidos pela população brasileira.

Etapas de um longo processo
Stelleo contou que separa a história da empresa em três etapas principais: começo, meio e ‘a frente’ e em cada um desses houve obstáculos a serem superados.
Inicialmente, o maior desafio para o negócio foi educar. Era preciso mostrar para as pessoas como confiar no novo modelo de vendas, a confiança entre as partes – vendedores e compradores – foi essencial para desenvolver um sistema de qualidade. O Mercado Pago, por exemplo, funcionou como uma garantia ao consumidor nesse primeiro momento de apresentação.
Ao meio, a empresa precisava crescer, pois um negócio deve ser rentável. Durante um longo período de existência da companhia, Tolda comenta que viviam com o investimento recebido em 2000. Até a abertura de capital, em 2007, ocorreu um hiato de tempo entre as rodadas de investimentos. Entretanto, com o passar dos anos a empresa se tornou auto sustentável.
Aos novos empreendedores
O segundo conselho diz respeito ao futuro. Compreender em qual direção o mundo está indo, quais plataformas as pessoas consomem e quais os interesses dos indivíduos não é mais somente um diferencial, mas sim uma necessidade para as organizações.
Para finalizar, Stelleo relembrou da importância da generosidade consigo mesmo. Entender quais os limites de cada um torna o caminho menos pesado.
Comentários